Sob o comando de portugueses, nas últimas três edições só deu Brasil na Libertadores

Por Lula Terras
Foto: reprodução

Abel Ferreira e Jorge Jesus se abraçando em Portugal: conquistaram as três últimas Libertadores

O título conquistado pelo Palmeiras, neste sábado, dia 27, contra o Flamengo, além de vários motivos analisados pelos especialistas, tem um fato, no mínimo curioso, que já foi observado no mundo do futebol, mas é bom deixar em voga. É a terceira Libertadores da América seguida conquistada por equipes brasileiras mas, tendo no comando, um treinador português.

Foi assim, em 2019 pelo Flamengo, que tinha no comando o consagrado treinador Jorge de Jesus, com passagens por grandes equipes europeias e que hoje está comandando a forte equipe do Benfica. O português elevou o "patamar" do Rubro Negro, como os torcedores gostavam de dizer, e além da Libertadores, conquistou o Brasileirão daquela temporada com certa facilidade.

Na sequência, veio o bicampeonato palmeirense, com um jovem treinador, sem grande destaque, no caso Abel Ferreira, de apenas 42 anos. Ele, que jogava como lateral direito e trocou os campos pelo banco de reservas relativamente cedo, passou a ser um treinador de futuro, como ficou conhecido em Portugal. Foi justamente essa previsão que fez com que o Palmeiras fosse buscá-lo, para comandar um grande elenco, recheado de estrelas.

Apesar de viver às turras com parte da torcida palmeirense, que não o aceitava como desculpa para os resultados negativos, mas não exergava que tudo estava num plano, para o resultado final. As conquistas vieram mais rápido do que se esperava, os dois títulos sul-americanos que o colocam à frente de outros treinadores consagrados que passaram pelo Palmeiras.

Vale destacar que ambas as equipes foram muito bem estruturadas pela sua diretoria, tanto nas quatro linhas, como na gestão administrativa que, certamente, dará um folego a mais nas próximas temporadas, o que nos dá a certeza, que novas disputas gigantescas, devem acontecer, nos próximos anos. A prova é o Flamengo: mesmo após a saída do "Mister", a equipe conquistou o Brasileirão de 2020 e nesta temporada chegou à final da Libertadores.


Eu, particularmente, não ficarei surpreso caso o Palmeiras traga para o Brasil o tão sonhado título mundial no final do ano. Abel Ferreira, que vale a pena lembrar, fracassou na edição de 2020, que foi em 2021, tenha um plano para este fim e realizar a vontade da torcida Alviverde.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações