Mohammed Aboutrika e seu início de carreira no Tersana

Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo

Aboutrika em ação pelo Tersana, o seu primeiro clube

Neste domingo, dia 7 de novembro de 2021, um dos maiores jogadores da história do Egito completa 43 anos: Mohammed Aboutrika. O ex-atleta nasceu em Gizé e começou sua trajetória no futebol pelo clube de sua cidade, graças a seu amigo Magdi Abed, que o sugeriu para fazer teste no Tersana Club.

Na época criança, ele foi fazer seu teste depois da sugestão e o seu talento o fez conseguir passar em todos. "Eu entrei no clube através do esforço pessoal e sem favoritismo", afirmou Aboutrika. Assim, o jovem iniciou sua carreira no futebol no segundo maior clube da cidade, pois o primeiro é o Al-Zamalek.

Após cinco anos no clube, o atacante chamava muito atenção dos dirigentes e aos 17 anos conseguiu subir para o time principal da equipe, ajudando o time, que estava na segundo divisão, a conquistar o acesso para a Liga egípcia, o que foi um ótimo início para o ex-atleta.

Na temporada 2000-2001, Aboutrika estreiou na liga principal do país e na primeira temporada dele já chamou muita atenção com grandes atuações. O atacante marcou seis gols e deu algumas assistências, principalmente para seu companheiro de ataque: Mohannad Al-Boshi.

Ja na próxima temporada, Aboutrika continuo mostrando seu alto nível de futebol e ajudou a equipe a permanecer na primeira divisão, marcando sete gols, muitos em momentos importantes, que salvaram o clube da queda.

Em sua última temporada pelo Tersana, o atacante também teve sua melhor fase pelo time, marcando 11 gols por um clube que não tinha tanto potencial e força na Liga Egípcia. Com as ótimas temporadas, o jogador começou a chamar atenção dos clubes maiores e foi contratado na temporada de 2004 pelo Al-Ahly, onde virou um verdadeiro mito.


Aboutrika foi o principal jogador egípcio antes do surgimento de Salah, por contas das suas atuações na seleção e em um dos principais clubes do país, por onde permaneceu por quase 10 anos, que foi o Al Ahly. O ex-jogador atuou em dois Mundiais de Clubes por sua equipe. Na edição de 2006 foi artilheiro e levou a agremiação à terceira colocação.

Já pela Seleção, conquistou duas Copas Africanas das Nações (2006 e 2008), jogou a Copa das Confederações de 2009 e os Jogos Olímpicos de 2012, onde atuou junto com Salah. Porém, não conseguiu ir com o selecionável de seu país à uma Copa do Mundo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações