Enem 2021 tem questão relacionada à Copa do Brasil, mas pode ser anulada

Foto: reprodução


Neste domingo, dia 29, dia posterior ao da final da Libertadores e com rodada do Brasileirão, o futebol não deixou quieto nem os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficaram longe da modalidade esportiva. Se a prova não abordou temas atuais, como a Covid-19 (uma reclamação pertinente, diga-se), uma questão de matemática usava a Copa do Brasil como fundo para um problema estatístico. Porém, esta pergunta, segundo professores, pode ser anulada.

A pergunta abordava uma suposta homenagem da CBF aos clubes campeões da Copa do Brasil, até 2018. Cruzeiro, Grêmio, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Criciúma, Vasco, Atlético-MG e Santos foram contemplados na questão. Os representantes estaduais ganhariam placas na sede da entidade.

A prova acontece um dia após o Palmeiras vencer o Flamengo na final da Libertadores, no Uruguai, por 2 a 1. Alguns torcedores cariocas ironizaram a questão, dizendo que não conseguiram esquecer a derrota rubro-negra nem no exame. Neste domingo, o Atlético-MG esteve mais perto de ser campeão Brasileiro.

Este foi o segundo dia de provas, com 45 perguntas sobre Matemática e Ciências da Natureza. De acordo com dados divulgados do Inep, como a prova do Enem não recebe atualizações em seu banco de questões desde 2018, a pergunta está formulada desde aquele ano. Desde então, Athletico Paranaense e Palmeiras venceram a Copa. Neste ano, Atlético Mineiro e Athletico disputam a final, em dezembro.


A questão acabou gerando brincadeiras nas redes sociais, com alguns dizendo que nem em prova dá para esquecer o futebol e ainda outros que afirmaram que chutaram mais do que jogador. Porém, segundo professores ouvidos por vários portais, a pergunta pode ser anulada.

A questão que tem como tema a Copa do Brasil e que não teria resposta é a de número 157 da prova rosa, que corresponde à 138 da prova azul, 155 da prova cinza e 178 da prova amarela. Segundo os professores ouvidos, a pergunta não teria a resposta correta nas opções. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, ainda não se pronuciou sobre o fato.

A questão que tinha como tema a Copa do Brasil
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações