Diego Lugano no futebol uruguaio

Foto: arquivo

Depois de ser emprestado ao Plaza Colonia, Lugano voltou ao Nacional no ano do centenário do clube

Um dos jogadores uruguaios de maior sucesso no futebol brasileiro, o ex-zagueiro Diego Lugano está completando 41 anos neste 2 de novembro. Caracterizado pela liderança e raça, ele só jogou em seu país natal no início da carreira, quando defendeu Libertad de Canelones, na base, Nacional e Plaza Colonia.

Nascido em Canelones, cidade próxima à Montevidéu (cerca de 50 Km), Lugano começou jogando no Club Atlético Libertad, time de sua cidade natal que disputa os torneios da Organização de Futebol Interior do país (OFI). Sem noção de seu talento, quando novo, dizia que o sonho dele era jogar no time principal do clube que o revelou, que disputa os campeonatos amadores.

Lugano no Libertad de Canelones, onde foi campeão Sub-18 da Liga regional

Porém, Lugano era um dos destaques do time que ganhou, em 1998, a Liga regional Sub-18 e logo acabou sendo levado para um dos gigantes do futebol uruguaio: o Nacional. No ano seguinte, antes mesmo de completar 19 anos, o zagueiro subiu para fazer parte do elenco principal do Bolso, mas não chegou a entrar em campo pelo Tricolor.

Sua estreia no Nacional acabou sendo em 2000. Na temporada em que completou 20 anos, Lugano fez 20 jogos e marcou dois gols. No ano seguinte, apesar de não se firmar como titular, foi utilizado 45 vezes e marcou 10 vezes. Nestas duas temporadas, o Nacional conquistou o Campeonato Uruguaio.


Em 2002, com 21 anos, o Nacional resolveu emprestar sua joia. Lugano acabou indo para o Plaza Colonia, equipe da cidade de Colonia de Sacramento, que fica entre primeira e segunda divisões do futebol local. Em um capeonato de regulamento complicado, o zagueiro ajudou a equipe a ficar longe do rebaixamento, terminando em quinto no geral.

Com o bom desempenho no Plaza Colonia, Lugano retornou ao Nacional em 2003 e esperava ter mais chances. Porém, sua situação no clube, mesmo com o grande potencial, foi a mesma dos anos anteriores. E no ano do centenário do Bolso, o zagueiro, quando teve a proposta do São Paulo, não pensou duas vezes e veio para o Brasil.

Em sua passagem pelo Plaza Colonia

Lugano chegou no São Paulo com desconfiança. Não era um jogador de Seleção Uruguaia e nem tinha se firmado no Nacional. Porém, tudo isto aconteceu em sua passagem pelo Tricolor, onde virou presença constante na Celeste, chegando a ser até capitão, e virou ídolo no time do Morumbi, tornando-se um dos principais personagens da equipe campeã da Libertadores e Mundial em 2005.

Em 2006, foi para a Turquia, onde defendeu o Fenerbahçe por cinco temporadas. Na Europa ainda defendeu Paris Saint-Germain, Málaga, West Bromwich e BK Hacken, da Suécia. Em 2015, voltou à América do Sul, mas para jogar no Cerro Porteño, do Paraguai. Em 2016, retornou ao São Paulo, onde encerrou a carreira no ano seguinte, sem ter jogado novamente em seu país natal.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações