Com várias definições, esquenta a briga para chegar ao Qatar

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Canadá Soccer

O Canadá fez um grande jogo diante do México

A medida que vai se aproximando o ano de 2022, vão se afunilando as eliminatórias da Copa do Mundo e já conhecemos alguns classificados para o evento, além é claro, do time da casa, o Qatar. Nas confederações onde não há ainda definição, a competição começa a afunilar pelas vagas no maior evento de futebol que existe. Enquanto Brasil e Argentina se garantiram na América do Sul, a Europa conhece também seus classificados e o Canadá congelou o México na América do Norte. 

AMÉRICA DO SUL - Brasil e Argentina classificados, Equador próximo da vaga

Na América do Sul, o Brasil liderou as eliminatórias de ponta a ponta e, inclusive tendo apenas não vencido uma partida, já está classificado para o mundial com três rodadas de antecedência. A Argentina também está na Copa do Mundo, garantida após a derrota do Chile para o Equador, que também se aproxima muito de carimbar sua passagem com uma grande campanha. 

Colômbia, Peru, Chile, Uruguai, Bolívia e até o Paraguai brigam pela última vaga direta e pela repescagem, com apenas quatro pontos separando os Cafeteros, quatro colocados, dos paraguaios, que ocupam o nono, também conhecido como penúltimo lugar, na tabela.

EUROPA - A repescagem vai pegar fogo com Itália e Portugal

As eliminatórias europeias definiram já seus classificados para a Copa do Mundo de 2022 de forma direta. Além da Dinamarca e da Alemanha, que garantiram vaga antecipadamente, se classificaram a Sérvia, que mandou Portugal para a repescagem, a Espanha, a Suíça, que deixou a campeã da Eurocopa Itália para trás, França, Bélgica, Holanda, Croácia e Inglaterra. 

A repescagem europeia será uma verdadeira briga de foice no escuro. Seis equipes se enfrentarão por três vagas em "semifinais e finais", que ocorrerão em jogo único. Portugal, Itália, Escócia, Suécia, País de Gales e Rússia serão cabeça de chave no sorteio e jogarão as semis em casa contra Polônia, Macedônia do Norte, Turquia, Ucrânia, Áustria e República Checa.

AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL - Canadá encaminha vaga, mas águas ainda vão rolar 

Na CONCACAF, não há nenhuma classificação definida, já que ainda restam cinco jogos, mas o Canadá está bem encaminhado e ocupa a liderança com incríveis cinco vitórias e quatro empates em nove jogos. O time canadense é o destaque maior dessa rodada, após vencer o México no frio de Edmonton, aquecendo a noite de neve e assumindo a ponta. 

Os Estados Unidos e o México também tem situação encaminhada, mas ainda correm risco. O Panamá é o quarto colocado e hoje iria para a repescagem, mas vê a perigosa aproximação da Costa Rica, apesar de ainda ter certa gordura. As próximas rodadas devem definir melhor a situação e encaminhar de vez o trio do norte para a Copa. 

ÁFRICA - Definidos os classificados para a fase final

Na mãe África, estão definidos os times que decidirão as vagas na Copa do Mundo de 2022. Com confrontos ainda a serem definidos por sorteio, Argélia, Tunísia, Nigéria, Camarões, Mali, Egito, Gana, Senegal, Marrocos e a República Democrática do Congo disputarão as cinco vagas do continente no Catar. Destaque para a surpreendente campanha de Mali, que não deixou dúvidas num grupo fraco e chegou a fase final. Forças do continente, Egito, Camarões, Nigéria e Argélia surgem com certo favoritismo, mas podem se enfrentar no mata-mata, o que torna as coisas muito mais interessantes. 


ÁSIA - Bola ainda rola, mas já há classificados

Com três rodadas ainda por acontecer, as eliminatórias asiáticas já tem algumas definições em sua fase final. No grupo A, o Irã está classificado e a Coréia do Sul tem situação bem encaminhada, precisando de um ponto para se classificar. Emirados Árabes, Líbano, Iraque e Síria disputam a vaga na repescagem, sendo que todos ainda têm chances. No grupo B, a disputa é mais quente, com a Arábia Saudita já praticamente garantida, Japão e Austrália disputando a vaga direta enquanto Omã e China ainda sonham com a classificação.

OCEANIA - Pandemia deixa situação ainda indefinida

A pandemia do Coronavírus deixou a situação da eliminatória da Oceania indefinida. A confederação local pediu para os jogos ocorrerem em Março, no Qatar, mas até o momento não houve definição da FIFA. É esperar para ver o que vai acontecer.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações