A passagem do zagueiro Álvaro pelo futebol espanhol

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Álvaro no Real Zaragoza

Neste primeiro dia do mês de novembro, Álvaro Luiz Maior de Aquino, o ex-zagueiro Álvaro, está completando 44 anos de idade. Por isso, hoje iremos relembrar os oito anos que o brasileiro jogou pelo futebol espanhol defendendo as cores de times como Las Palmas, Real Zaragoza e Levante.

Após ser revelado pelo São Paulo em 1997, o zagueiro brasileiro passou por equipes como América Mineiro, Goiás e até teve um retorno ao Tricolor Paulista antes de embarcar para o velho continente. No ano de 2000, o jovem de 23 anos de idade chegou a Espanha para jogar no Las Palmas.

Em sua primeira passagem pelos Amarillos, Álvaro teve tempo de se adaptar e ganhar espaço dentro do time. Atuou em 31 oportunidades e conseguiu anotar quatro gols no seu primeiro ano de Europa. O que acabou sendo um fator chave para encerrar o seu primeiro ciclo com o time amarelo em 2001, foi um escândalo de passaportes falsos, no qual até o ex-goleiro Dida também estava envolvido, mas acabaram nem sendo punidos. Com tudo isso acontecendo, o defensor voltou ao Brasil e jogou no Atlético Mineiro por um tempo. Voltou ao Las Palmas em 2002.

Assim que retornou à Espanha, ficou mais uma temporada na equipe de Las Palmas. Por conta do rebaixamento da equipe no campeonato anterior, o brasileiro teve de disputar a segunda divisão na edição 2002-2003 com os Amarillos. Juntando os jogos de Copa del Rey e da Liga, disputou outros 32 jogos e balançou as redes adversárias duas vezes. Após encerrar seu vínculo com a 'Unión Deportiva', seguiu para o Real Zaragoza.

Nos Branquillos, Álvaro jogou entre 2003 e 2006. Talvez essa tenha sido o seu melhor momento desde que chegou no futebol europeu em 2000. Com a camisa do time zaragoense chegou em duas finais de Copa del Rey. A primeira vez foi em 2003-2004, quando os Blancos venceram o todo poderoso Real Madrid na final, sendo que no meio do caminho, o time de Zaragoza já havia tirado o Barcelona na fase de quartas de final.

Já na segunda oportunidade, os Leões tiraram nada mais nada menos que Atlético de Madrid nas oitavas de final, Barça nas quartas novamente e o time merengue nas semis, com direito a goleada por 6 a 1 jogando em casa na partida de ida. Porém, desta vez, o Real Zaragoza acabou sendo goleado na decisão pelo Espanyol de Barcelona por 4 a 1 e teve de amargurar o vice campeonato da edição 2005-2006. Com a camisa Blanca, foram 131 jogos disputados e oito gols marcados em três temporadas. Saiu logo que a temporada acabou, indo rumo ao Levante.

Foi contratado pelo time das Rãs na temporada 2006-2007 com uma alta expectativa, uma vez que havia conseguido ser campeão com uma equipe que ninguém acreditava que fosse levantar um título de Copa del Rey, mas acabou não conseguindo repetir as mesmas excelentes atuações que teve em Zaragoza. No seu primeiro ano o Levante conseguiu se manter na elite do futebol espanhol, mas na temporada seguinte que seria o seu último ano, o time azul e grená foi rebaixado após uma péssima campanha no campeonato espanhol e terminar na lanterna com apenas 26 pontos em 38 rodadas. Ao todo, defendeu as cores do clube em 57 oportunidades e ainda conseguiu marcar seis gols nos seus dois anos de serviços prestados.


Logo que saiu do Levante, seguiu a sua carreira pelo Brasil. Rodou por clubes como Internacional, Flamengo, Vila Nova, Linense, Bragantino, Mogi Mirim, retornou ao Vila Nova e ao Linense, Democrata de Sete Lagoas, Democrata de Governador Valadares, Guarani de Divinópolis, Taboão da Serra e encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional jogando com a camisa do Tricordiano em 2018.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações