A passagem do goleiro Ronaldo em um Fluminense em crise em 1998

Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo

Ronaldo sendo apresentado por cartola Tricolor

O ex-goleiro Ronaldo Soares Giovanelli completa 54 anos neste 20 de novembro. Nascido em São Paulo, o atleta teve uma ótima carreira, com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, principalmente pelo Corinthians, onde é ídolo. Mas também não teve só momentos bons, como por exemplo no Fluminense, em um terrível período da história do Tricolor.

Após 10 anos atuando pelo Timão, fazendo grandes temporadas e com belos títulos, o goleiro saiu do Corinthians após alguns meses de trabalho com Vanderlei Luxemburgo. Após seu vínculo não ser renovado, o atleta foi contratado pelo Fluminense, no meio da temporada de 1998, mas a equipe carioca não vivia um bom momento.

Rebaixado em 1996, mas livrado da queda depois do escândalo Ives Menes, o Fluminense repetiu a dose em 1997. Como não aconteceu nada de diferente naquele Brasileirão, o Flu teria que jogar a Série B em 1998 e contratou Ronaldo para ter mais segurança, pois o goleiro chegava com um currículo pesado e, além de uma experiência grande para ajudar a equipe voltar para a elite do futebol.

Logo depois de sua apresentação, resolveu raspar a cabeça, passando a ser chamado ironicamente de Ronaldo Barthez, em alusão ao goleiro titular da Seleção Francesa que bateu o Brasil na final da Copa do Mundo de 1998. Mas, vivendo problemas sérios administrativos, com atrasos de salários, o Tricolor teve mais uma temporada de fracassos, inclusive acontecendo mais uma "tragédia" para o Flu.

A equipe carioca acabou tendo mais uma competição terrível e até Ronaldo passou por uma fase complicada, falhando em algumaas oportunidades. A mais simbólica delas foi contra o Juventus, em Osasco, onde tomou um frango por baixo das pernas, em uma derrota por 1 a 0.

A situação do Flu era ruim e Ronaldo não conseguiu ajudar a equipe a voltar para a Série A. Pelo contrário! A crise era tão forte no Tricolor, que no dia 6 de outubro de 1998, após um empate por 1 a 1 contra o ABC, no Machadão, em Natal, o Flu acabou rebaixado para a Série C.


Após o fim da temporada de 1998, o goleiro não permaneceu no Fluminense. Pelo Tricolor Carioca, Ronaldo acabou fazendo 15 partidas e ficou marcado por ter sido a grande contratação da equipe que foi rebaixada para a Série C do Brasileirão. 

Depois, ele foi contratado para jogar no Cruzeiro, mas também ficou poucos meses. Ronaldo passou de clube em clube e não se firmou muito nas equipes. Em 2006, acabou encerrando sua carreira após uma passagem na Portuguesa Santista. Depois do fim da carreira, Ronaldo sofreu com problemas de saúde e perdeu os pelos do corpo, ficando careca, como em sua época de Fluminense. Atualmente, o ex-goleiro é comentarista esportivo, além de ter uma banda de rock (ele chegou a gravar disco quando ainda era atleta).
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações