A passagem de Guus Hiddink como jogador do PSV

 Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Hiddink atuando no PSV

Recentemente aposentado do futebol, o ex-treinador de grande sucesso e jogador de um pouco menos de glórias Guus Hiddink viveu muita coisa dentro do esporte bretão. Completando 75 anos neste dia 8, ele teve muitos troféus conquistados como treinador nos mais diversos clubes e seleções, passando muito perto de levar o Chelsea à um inédito título europeu, mas principalmente fazendo sucesso como treinador do PSV. Antes disso, porém, ele também atuou dentro de campo pelo clube de Eindhoven.

Meio campista focado principalmente na marcação, evelado e tendo relativo sucesso pelo De Graasfchap, onde foi campeão da segunda divisão holandesa, ele acabou despertando interesse do PSV, que o contratou no início da temporada 1970/1971. Era, apesar de tudo, um período glorioso de um dos rivais do PSV, o Ajax, que montava naquele momento o que era o maior time de toda a sua história, que dominaria inclusive o futebol europeu.

Em sua primeira temporada no PSV, veio mais do banco de reservas do que propriamente dito do time titular. Num dos jogos onde jogou os 90 minutos, marcou um gol na vitória diante do NAC Breda por 3 a 0. Naquele ano, o PSV ficou distante do título holandês, conquistado curiosamente pelo Feyenoord, em uma disputa acirradíssima com o Ajax. Não avançaram também na Copa e na Recopa Européia.

Na temporada seguinte, quando começava a ter um pouco mais de espaço na equipe, após atuar em 12 jogos ao longo do ano, acabou se lesionando e ficando de fora de muitos jogos, perdendo o fim do biênio e não conseguindo mais recuperar seu espaço dentro do time. Naquele ano, o PSV não passou de novo nem perto das disputas pelo título da Liga ou da Copa. Hiddink deixou o PSV para retornar ao De Graasfchap em 1972. Foram 36 jogos e um gol pelo clube.


Acabaria fazendo muito mais sucesso pelo time de Eindhoven na área técnica. Como treinador, levou o PSV a seis títulos holandeses, quatro títulos da Copa da KNVB e ainda comandou o clube na maior conquista da história, quando levaram a Liga dos Campeões em 1988. Teve duas passagens, nos anos 1980 e entre 2002 e 2006. Se aposentou recentemente do futebol após passar pela seleção de Curaçao.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações