Salenko e os gols que entraram para história na Copa do Mundo de 1994

Por Fábio Rocha
Foto: Arquivo Fifa

Salenko fez cinco gols em um jogo de Copa do Mundo

Nesta segunda-feira, dia 25 de outubro de 2021, um dos recordistas em Copas do Mundo está comemorando aniversário. O russo Oleg Salenko completa 53 anos. Ele é o jogador que marcou mais gols em uma única partida em mundiais.

Em jogo dos eliminados entre Rússia e Camarões pela última rodada do grupo, aconteceu o inusitado. Oleg Salenko, jogador Russo, marcou cinco gols em uma única partida, e entrou para a história da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, no Stanford Stadium. O atacante que começou a competição como reserva, conseguiu entrar para a história.

Salenko bateu o recorde do uruguaio Schiaffino que na Copa de 50. Ele marcou quatro gols no jogo na vitória contra a Bolívia por 8 a 0. Oleg além dos cinco gols ainda deixou uma assistência para Radchenko fazer o último gol da partida.

A Rússia chegou a esse jogo praticamente eliminada, a Seleção não teve sorte no sorteio e caiu em um grupo dificílimo com Brasil, Camarões e Suécia. Salenko chegou na Copa de 94 reserva do astro do time, Sergei Yuran, mas acabou ganhando a vaga logo no primeiro jogo contra a Seleção Brasileira, mesmo o time perdendo por 2 a 0.

Já no jogo seguinte, Salenko foi titular contra a Suécia, em um jogo decisivo, pois a seleção russa dependia de uma vitória para continuar na competição. Elem logo no início da partida conseguiu marcar seu primeiro gol na Copa, em uma cobrança de pênalti. Mesmo com o gol do atacante a seleção acabou tomando a virada e perdendo o jogo por 3 a 1, o que a deixaria com chances remotas de classificação.

E chegou o jogo contra Camarões, dia 28 de junho, no Stanford Stadium. A equipe camaronesa tinha apenas 1 ponto na competição e os russos nenhum, jogos dos virtuais eliminados, mas acabou entrando para história. Em uma partida fantástica do atacante de 24 anos, que marcou cinco gols e deu uma assistência, e foram de diferentes jeitos, teve gol de pênalti, oportunismo, bola sobrada na área e rapidez na tomada de decisão. Mesmo com a vitória por 6 a 1, a Seleção Russa acabou sendo eliminada na fase de grupos.


O ex-atacante começou cedo no futebol, com 16 anos já começou atuar pelo Zenit e depois foi jogar no Dínamo de Kiev, da Ucrânia, onde foi seu melhor momento na carreira. Ficou três temporadas no clube e marcou 48 gols.

Além de Oleg Salenko, Roger Milla, autor do gol de Camarões, foi o jogador mais velho, 42 anos, a marcar em Copas do Mundo e também entrou para a história da competição. Porém, ele tinha feito outro recorde, o de atleta de mais idade a entrar em campo em Mundiais, mas esta marca já foi batida.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações