Paulo Baier no Vasco em 1999

Com informações do Blog do Garone
Foto: Correio do Povo

Paulo Baier, na época Paulo César, marcando Ronaldinho Gaúcho em jogo contra o Grêmio

Alguns jogadores já 'explodem' antes mesmo dos 20 anos. Outros, mesmo com passagem em grandes clubes, precisam 'rodar' mais para alavancar a carreira. Foi isto que aconteceu com o ex-lateral e meia, hoje treinador, Paulo Baier, que está completando 47 anos neste 25 de outubro. Antes de 'estourar' no Criciúma, entre 2002 e 2003, ele passou por vários clubes, inclusive gigantes do futebol brasileiro, como no Vasco, em 1999.

Paulo César Baier nasceu em Ijuí, no Rio Grande do Sul, em 25 de outubro de 1974. Começou no São Luiz, de sua cidade natal, onde se profissionalizou em 1995. Na época, era conhecido como Paulo César e em 1997 foi para o Criciúma.

Depois de sua primeira passagem pelo Tigre Catarinense, fez uma 'tour' por clubes grandes, defendendo Atlético Mineiro, em 1998, e Botafogo, no primeiro semestre de 1999. Mesmo sem ter deslanchado na carreira, mas fazendo bons jogos, acabou desembarcando no Vasco para o Brasileirão de 1999.

O jogador chegou em São Januário logo após a saída de Zé Maria do clube, no meio da temporada. Na ocasião, Paulo Miranda e Maricá vinham se revezando entre os titulares e o atleta acabou entrando também na disputa. Com um excelente aproveitamento na bola parada, chamou a atenção do técnico Antônio Lopes. Porém, o time já contava com Ramón e Juninho Pernambucano para as cobranças de falta e acabou tendo poucas oportunidades de mostrar sua qualidade.

No fim do ano, já se preparando para o Mundial de Clubes que seria realizado em janeiro de 2000, o Vasco contratou o tetracampeão Jorginho para a posição, além de fechar o retorno do polivalente Válber. Com o elenco cheio, Baier não renovou seu contrato e deixou o Cruzmaltino, indo para o América Mineiro.

Depois do Coelho, teria uma passagem pelo Pelotas e e voltaria ao Criciúma no segundo semestre de 2002. Neste momento, passou a ser chamado de Paulo César Baier e estouraria! Em seguida, como Paulo Baier, fez sucesso atuando pelo Goiás, onde começou a atuar como meia, antes de chegar ao Palmeiras.


Ele se tornou um dos maiores artilheiros da era dos pontos corridos do Brasileirão, com 106 gols e ainda defendeu Sport, Atlético Paranaense, Ypiranga de Erechim, Juventude e encerrou a carreira no São Luiz, de sua terra natal, em 2016. Depois, virou treinador e seu último trabalho foi no Criciúma.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações