O início de Gilberto Silva no América Mineiro

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Gilberto Silva tem grande relação com o América Mineiro

Gilberto Aparecido da Silva, popularmente conhecido apenas como Gilberto Silva no mundo futebolístico, está completando 45 de idade neste dia 7 de outubro de 2021. Hoje, vamos relembrar o início da carreira do zagueiro no América Mineiro, clube que revelou o jogador que depois foi para a Seleção Brasileira nos anos seguintes e, inclusive, fez parte do elenco pentacampeão mundial.

Revelado na própria categoria de base do Coelho em 1995, o zagueiro fez parte do elenco campeão da Copa São Paulo de Futebol Juniores no ano de 1996 em cima do Cruzeiro. Naquela edição da Copinha, Gilberto atuou ao lado de jogadores como Nakazawa (que seria o futuro capitão da Seleção Japonesa), William (capitão na conquista de títulos importantes do Corinthians) e Rinaldo (eleito melhor jogador da competição e chegou a marca de cinco títulos pelo Coelho). Mostrando muita qualidade e segurança, o defensor mais tarde foi uma das grande revelações do plantel.

Pouco tempo mais tarde, Gilberto Silva chegou até a abandonar a carreira de jogador após conseguir um emprego. Por conta do baixo salário dos membros do time de Juniores, o atleta arrumou um emprego temporário como operário de uma fábrica para ajudar sua mãe que estava doente.

Após receber muito apoio de familiares e amigos, o atleta retomou sua carreira de jogador de futebol. O América, time que o revelou, o contratou de volta em 1997. Ainda neste ano, aquele zagueiro que já havia sido peça importante para a conquista da principal competição de base do país, foi promovido ao time profissional. A partir daquele momento, a vida e a história de Gilberto Silva passou a ser contada de um outra maneira. Ainda com 21 anos de idade, o futuro zagueiro campeão do mundo de 2002 com a Amarelinha colecionou ótimas atuações sempre que teve oportunidade durante a Série B do Campeonato Brasileiro de 97 e ajudou o Coelho a conquistar o título nacional. De quebra, o beque central fez parte setor defensivo que não sofreu nenhum gol enquanto o time jogava em seus domínios.

Entre os anos de 1998 e 1999, Gilberto foi ganhando cada vez mais seu espaço dentro do time titular e com o tempo, foi sendo reconhecido por demonstrar muita técnica e segurança. Além de se mostrar muito bom no setor defensivo, passou a se apresentar frequentemente e com eficiência quando participava de momentos ofensivos do Coelho. Principalmente em 99, o defensor que atravessava uma ótima fase atuando com a camisa verde de Belo Horizonte, chegou a balançar as redes adversárias em quase 20 oportunidades na temporada em que o clube foi o vice campeão mineiro e conquistou um novo acesso à elite do futebol brasileiro, graças ao novo regulamento que foi implantado na principal competição nacional. De volta a primeira divisão, o Coelho disputou o Módulo Azul, que ainda conta com outros 24 clubes além do América.

Junto de outros cinco atletas do América, Gilberto Silva acabou sendo convocado para a Seleção Mineira após 8 anos sem terem as convocações das Seleções Estaduais. A serviço do Esquadrão de Minas Gerais, o defensor jogou muito bem no duelo diante da Seleção Paulista que aconteceu no dia 11 de outubro. Aquela grande atuação, o zagueiro americano chamou ainda mais a atenção dos grandes clubes brasileiros. Naquele momento, beque já passava a ser considerado como mais uma grande revelação do Coelho na década.

Em 2000, Gilberto Silva ainda teve tempo de conquistar uma Copa Sul-Minas com o clube verde de BH. Mais tarde, foi atraído por um alto salário oferecido pelo Galo e acabou optando por trocar o América pelo arquirrival Atlético Mineiro, onde virou volante e depois chegou à Seleção Brasileira e foi campeão do mundo em 2002. Apesar do próprio jogador se declarar ao clube sempre que tem chance e ressaltar seus bons tempos que viveu no time verde e branco, a passagem e idolatria ficou um pouco arranhada para alguns dos torcedores mais fanáticos do Coelho por conta dessa escolha. O ex-zagueiro chegou até a ajudar alguns funcionários como massagistas e roupeiros financeiramente mesmo após se aposentar.


Após passar pelo Galo, foi para Arsenal da Inglaterra, onde se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um Campeonato Inglês. Depois dos 'Gunners', ainda jogou no Panathinaikos da Grécia, retornou ao Brasil para defender Grêmio e ainda teve uma última passagem pelo Atlético Mineiro em 2013, onde foi campeão da Libertadores. Somente no dia 11 de dezembro de 2015, Gilberto Silva anunciou sua aposentadoria de maneira oficial.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações