O início de George Weah no futebol africano

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Weah atuando pelo Tonnere Yaoundé

Atacante que fazia vários gols e eleito melhor jogador do mundo uma vez, o hoje presidente da Libéria, George Weah, que completa 55 anos neste primeiro dia de outubro, teve uma enorme carreira, sendo ídolo principalmente das torcidas de Mônaco e Milan. Antes de fazer um sucesso enorme no futebol europeu, o atacante liberiano teve um início no futebol de seu continente, na África, onde passou por clubes de vários países.

Weah iniciou sua trajetória no futebol profissional no futebol liberiano, atuando pouco tempo no Bong Range United antes de se transferir para o Mighty Barrole, um dos maiores times do país, onde foi campeão nacional na temporada 1985/1986 e também ganhou a Copa da Libéria. Por lá, permaneceu por um ano antes de se transferir ao Invicible Eleven, onde também foi campeão do campeonato liberiano. 

Acabou chamando a atenção de campeonatos maiores do continente e se transferiu ao African Sports, gigante do futebol marfinense, onde atuou pouco tempo antes de se transferir ao Tonnerre Yaoundé, um dos gigantes do futebol camaronês, que já na época era uma das principais ligas de futebol do continente africano, onde muitos jogadores eram exportados para a Europa, algo relativamente comum.

Na temporada em que atuou pelo Tonnerre, marcou 14 gols em 18 jogos e rapidamente chamou a atenção do treinador da Seleção Camaronesa na época, que era o francês Claude Le Roy. Le Roy era amigo de Arsene Wenger, na época treinador do Mônaco e indicou Weah a ele. O futuro comandante do Arsenal foi assistir ao liberiano e se impressionou com seu futebol, prontamente o levado para jogar pelo Mônaco. O resto, a partir daí, é história.


Na Europa, Weah passou com destaque pelo time monegasco, antes de jogar pelo PSG, onde ajudou a equipe a chegar a sua primeira semifinal de Liga dos Campeões e foi artilheiro da competição e pelo Milan, onde viveu seus melhores momentos. Passaria ainda por Chelsea, Manchester City e Marseille, antes de encerrar a carreira do Al-Jazira, dos Emirados Árabes. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações