Márcio Bittencourt e sua ligação com o Corinthians

Com informações do Corinthians
Foto: arquivo

Márcio com a camisa do Timão

Henrymárcio Bittencourt, mais conhecido como Márcio Bittencourt completa 57 anos nesta terça-feira (19). Nascido em 1964 e natural de São José dos Campos, Márcio passou boa parte de sua carreira no Corinthians, chegando ao Parque São Jorge em 1982 e revelado pelo clube três anos depois.

No futebol profissional, Márcio teve suas primeiras chances jogando na lateral-direita, mas acabou se firmando como um volante marcador, contribuindo muito para as conquistas do Campeonato Paulista de 1988, do primeiro Brasileirão do Corinthians, em uma final histórica contra o São Paulo no ano de 1990, e a Supercopa do Brasil de 1991. A década de 90 ficou marcada por um elenco com jogadores vindos das categorias de base. Com destaque, o jogador foi convocado pelo técnico Paulo Roberto Falcão para disputar a Copa América de 1991, no Chile, pela Seleção Brasileira.

Foi emprestado ao Internacional em 1992, conquistando uma Copa do Brasil e um Campeonato Gaúcho. Após sofrer grave lesão, Márcio teve que parar a sua carreira como jogador de futebol com apenas 32 anos. Como jogador, Márcio disputou 273 partidas pelo Timão.

Apesar disso, ele continuou no meio esportivo. Em 2002, Márcio entrou para a comissão técnica do Corinthians com o cargo de observador. Três anos depois, quando o Timão foi campeão brasileiro pela quarta vez, Márcio virou auxiliar técnico de Tite e do argentino Daniel Passarella, a princípio como interino. Após a demissão do argentino, levou a equipe à liderança do Brasileiro e foi efetivado. Fez sua estreia contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada e o Timão venceu por 2 a 1.

Como treinador do Corinthians, Márcio somou 29 jogos, com 17 vitórias (58,6%), seis empates (20,7%) e seis derrotas (20,7%). No final daquele mesmo ano, deu lugar a Antônio Lopes no cargo de treinador. Seu último jogo no banco de reservas foi no dia 25 de dezembro de 2005, quando venceu o Flamengo por 3 a 1, na Ilha do Governador.


Após a saída do Corinthians, Márcio passou por outros clubes na carreira e acabou retornando ao Timão em 2017, desta vez para ocupar o cargo de “olheiro” de novos talentos. Atualmente é observador técnico do Departamento de Futebol Profissional, setor criado para o acompanhamento de jogadores emprestados pelo clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações