A passagem do zagueiro Alexandre Lopes pelo Corinthians

Por Fabio Rocha
Foto: Gazeta Esportiva

Bernardo, Alexandre Lopes, Mirandinha e Deco

O ex-zagueiro Alexandre Lopes, natural do Rio de Janeiro e que está completando 47 anos, teve passagens por grandes clubes no futebol brasileiro, um deles foi o Corinthians. Aniversariante do dia, o atleta chegou ao Timão em 1996, após chamar a atenção do clube com uma ótima temporada pelo Criciúma.

Ele chegou no Alvinegro do Parque São Jorge para a disputa da Libertadores. O zagueiro foi contratado com moral pelo clube após a ótima temporada de 95. Alexandre Lopes chegou até a ser convocado por Zagallo para a Seleção Brasileira, de olho nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta.

A sua melhor temporada na carreira pelo Criciúma, onde chamou atenção de grandes clubes. O zagueiro fez 66 partidas e marcou oito gols pelo Tigre e, com isso, foi sondado pelos rivais da capital paulista, São Paulo e Corinthians, mas o jogador preferiu o Timão.

Antes, porém, o jogador disputou a Copa Ouro, nos Estados Unidos, onde a Seleção Brasileira jogou com sua equipe Sub-23, e o Pré-Olímpico, na Argentina, onde o time Canarinho acabou sendo campeão. Até este momento, o zagueiro pouco havia atuado pelo Timão.

O atleta que chegou no Timão praticamente com o início da Libertadores e acabou tendo atuações ruins na competição e também no Campeonato Paulista. Logo, a torcida começou a pegar no pé do zagueiro, que não conseguia apresentar o bom futebol de outrora no Criciúma.

A gota d'água da relação de Alexandre Lopes com o torcedor corintiano foi no mata-mata da competição continental, contra o Grêmio, no jogo de ida das quartas-de-final. O zagueiro jogou muito mal e falhou bisonhamente em gol de Jardel. O Timão acabou perdendo no Pacaembu por 3 a 0 e mesmo a vitória no Olímpico não evitou a eliminação do Alvinegro. E claro, a culpa caiu no zagueiro.

Após as falhas na Libertadores, Alexandre começou a perder espaço no time titular no restante da temporada. No Campeonato Brasileiro, ainda saiu como titular algumas vezes, mas revezava esta posição com outros zagueiros no elenco. A campanha claudicante do Timão no Nacional também não ajudou muito.


Ao final da temporada de 1996, Alexandre Lopes acabou sendo emprestado e foi jogar pelo Sport Recife, onde ficou em todo 1997, e retornando ao Timão no início da temporada de 1998. Porém, com bons zagueiros no elenco, ele foi pouco aproveitado e no meio do ano foi emprestado novamente ao Sport. Volta em 1999 e de novo sai do Timão, indo para o Fluminense.

Alexandre Lopes, no total, atuou em 53 partidas pelo Timão, com 44 vezes de titular, e marcou três gols. O zagueiro ainda jogaria por Spartak Moscou, Vitória, Tokyo Verdy, Internacional, Portuguesa e voltaria ao Criciúma em 2006, onde encerraria a carreira com 32 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações