A passagem de Elías Figueroa pelo Peñarol

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Elis Figueroa defendeu o Peñarol antes de ir para o Internacional

Elías Ricardo Figueroa Brander, popularmente conhecido apenas como Elías Figueroa, está completando 75 anos de idade nesta segunda-feira, dia 25 de outubro de 2021. Um dos maiores ídolos da história do Internacional, o chileno teve uma bela passagem pelo Peñarol, que durou quatro temporadas, exatamente antes dele ir para o Colorado.

Após ser revelado pelo Unión La Calera em 1964 e passar pelo Santiago Wanderers entre 1965 e 1966, o chileno já havia sido intimado a fazer exames médicos bastante rigorosos no Independiente da Argentina após ter sido um destaque da seleção do Chile na Copa do Mundo, realizada no próprio Uruguai. Mesmo que os Diablos Rojos tivessem vencido a corrida para contratá-lo, foi rumo ao Uruguai para jogar pelo Peñarol, graças ao Washington Cataldi, vice-presidente do clube, que conseguiu um avião particular que levou o atleta de apenas 20 anos à capital uruguaia.

Jogando ao lado de grandes jogadores da história dos Manyas como Mazurkiewicz e Spencer Joya, Figueroa foi ganhando espaço e fez parte do elenco bi campeão uruguaio dos anos de 1967 e 1968. Além disso, venceu a Supercopa dos Campeões Intercontinentais em 1969, nada mais nada menos do que o lendário Santos dos tempos de Pelé. Neste confronto, o 'xerifão' que havia mostrado toda a sua liderança durante todo o jogo ao parar um dos melhores times do mundo na época, foi escolhido como o melhor jogador daquela partida.

Enquanto esteve no futebol uruguaio, Dom Elías vestiu a camisa amarela e preta do Peñarol com afinco. Conquistou títulos com a equipe e recebeu vários prêmios individuais. Tinha presenças constantes na seleção do campeonato uruguaio. Foi eleito jogador de sua posição da principal competição do país todos os anos.

O zagueiro chileno só saiu do Uruguai por conta de problemas financeiros que o país vivia. Devido a grande crise atravessada naquele momento, muitos atletas do time aurinegro também saíram do clube e foram jogar em clubes de outros países. Figueroa aproveitou o fluxo e deixou os Carboneros veio construir história no nosso país.


Assim que encerrou seu ciclo com o Peñarol em 1971, Elías veio para o futebol brasileiro, onde defendendo as cores do Internacional de Porto Alegre até 1976, foi eleito melhor zagueiro da América do Sul outras duas vezes. Além da equipe gaúcha, o defensor ainda jogou em clubes como Palestino do Chile de 1977 a 1980, Fort Lauderdale Strikers dos Estados Unidos em 1981 e Colo Colo no ano de 1982.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações