A história do azul no uniforme do EC São Bernardo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo/EC São Bernardo

Uniforme do EC São Bernardo com detalhes azuis, em homenagem ao Aliança FC

Tradicional clube de São Bernardo do Campo, o Esporte Clube São Bernardo hoje caminha entre a série A2 e a série A3 do Paulistão e neste momento se encontra nas quartas de final da Copa Paulista, onde inclusive enfrenta o rival citadino São Bernardo FC. Com o escudo alvinegro, muitos devem se questionar o porque do uniforme do clube ter listras azuis, lembrando inclusive a camisa do Grêmio. Existe uma história que traz a cor azul ao uniforme do clube.

Fundado em 1928 e já desde o início um time conhecido na região, o Cachorrão foi o primeiro clube da região a aturar fora do estado de São Paulo. Nos anos 1950, entrou finalmente no futebol profissional, mas perdeu força no final da década de 1960, após ter o terreno de seu antigo estádio desapropriado. Nos anos seguintes, constrói um ginásio e passa a ser forte no basquetebol. Em 1978, o Bernô comemora seu aniversário de 50 anos fora do futebol profissional.

Nessa época, quem figurava no futebol profissional de São Bernardo do Campo era o Aliança Futebol Clube, que tinha as cores azul e branca. Com intenções de retornar ao futebol profissional, o Cachorrão propõe uma fusão com o Aliança, que tinha dificuldades para cobrir os custos do futebol profissional. A ideia dá certo e nos anos 1980 o clube passa a ter listras azuis na camisa, tornando ela parecida com a do Grêmio, como é possível ver na foto. Além disso, duas alianças entram no escudo.

Entre 1983 e 1989, o EC São Bernardo vive dias gloriosos, passando por diversas vezes perto de conseguir um inédito acesso a primeira divisão estadual. Naquele período, acaba suprimindo de vez o Aliança e deixa aos poucos de usar a cor azul. No início da década de 1990, mais precisamente em 1993, é um dos clubes atingidos pela reorganização dos estaduais da FPF, que cancelou seu acesso, mas ao menos ficou na A3. A situação causou uma bola de neve que gerou quedas ao alvinegro, que só se estabilizou recentemente.

Aos poucos, as marcas do Aliança foram sendo removidas. Primeiro, nos anos 90, o azul saiu do uniforme. Já nos anos 2000, as duas alianças entrelaçadas acima do escudo do EC São Bernardo foram retiradas. Porém, isto duraria por alguns anos.


Em 2015, o Cachorrão volta a usar a cor azul em algumas oportunidades nos uniformes, como por exemplo no uniforme atual, que tem uma camisa listrada em azul, branco e preto como seu terceiro fardamento, bastante utilizado por exemplo na própria Copa Paulista. Já há alguns anos é bem comum que algum dos uniformes seja da cor azul ou tenha detalhes em azuis. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Em 2015 o São Bernardo veio a Fernandópolis enfrentar o FFC com camisa azul e calção preto

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações