Há 5 anos, Desportivo Brasil conquistava acesso para o Paulistão A3 com Edson Pio na meia

Foto: divulgação Desportivo Brasil

Edson Pio em ação pelo Desportivo Brasil

Em 24 de setembro de 2016, o Desportivo Brasil conquistava a sua maior façanha no futebol profissional. O time de Porto Feliz, em casa, vencia o XV de Jaú, por 4 a 3, na semifinal do Campeonato Paulista da Segunda Divisão daquele ano e conseguia o primeiro acesso de sua história, para a Série A3 da temporada seguinte. O meia Edson Pio, um dos mais experientes daquele grupo, fala sobre aquele momento.

Ele conta como foi para o Desportivo Brasil. "Na época que recebi o convite, eu estava na Matonense, jogando a Série A3. Nosso auxiliar, o Odirlei Maurer, acabou indo para o Desportivo Brasil como treinador. Ele veio assistir um jogo com a diretoria do clube de Porto Feliz para observar alguns jogadores e o staff do Desportivo Brasil gostou do meu desempenho. Assim, começou a negociação e ao fim da A3 e acabei indo para o novo clube", explica.

E foi na montagem do time que todos perceberam que o acesso poderia vir. "Vimos que a equipe poderia alcançar os objetivos na formação do elenco. As contratações dos jogadores, mesmo dos mais novos, eram todos com bagagem. E todos estavam afim de levar o clube longe na competição, tirando o Desportivo Brasil da Segunda Divisão. O acesso valia muito para equipe, como aconteceu assim que ele se confirmou", afirma o meia.

Edson Pio era um dos mais experientes no grupo e ele fala como era a relação com os mais jovens. "Eu, Deda e o Júlio éramos os mais experientes e controlávamos os mais novos. Conversávamos com eles quando algum saía da linha, mas sempre tentando mostrar o correto, sempre deixando o clima do elenco na tranquilidade. Também sempre fazíamos reuniões, falando sobre a importância do acesso. E tudo isto acabou dando certo, pois eles assimilaram bem nossas conversas", diz.

Na semifinal, fase que definia o acesso, o Desportivo Brasil ficou bem perto do objetivo ao derrotar o XV de Jaú, fora de casa, por 2 a 1. "Aquela vitória foi muito importante, pois sabíamos do potencial da nossa equipe, principalmente jogando em Porto Feliz. O resultado deu uma tranquilidade tremenda ao time e sabíamos que para perder no jogo de volta, o adversário teria que correr muito. Nossa equipe era forte", argumenta o atleta.


A partida de volta semifinal foi um jogaço e o Desportivo Brasil venceu por 4 a 3, consolidando o acesso. Edson Pio fala da partida. "Eles vieram para cima, pressionando, pois precisavam da vitória, e fizeram um gol. Porém, em jogada minha, um jogador do XV foi expulso e, em seguida, empatamos o jogo. Depois, abrimos 3 a 1, eles diminuíram e empataram. O resultado da ida nos dava uma vantagem, mas fizemos o quarto e ali garantimos o acesso", explica.

Aquele resultado garantiu a tão sonhada vaga na A3 do ano seguinte. "O acesso foi gostoso demais. Foi um trabalho que psicológicamente foi desgastante, mas muito prazeroso no fim. Foi difícil, pois tínhamos que cuidar de todos do elenco e como eu era um dos espelhos, por ser um dos experientes. Por isso foi gratificante demais. E ainda, depois da competição, tive o contrato renovado e fiquei mais duas temporadas jogando pelo clube", finalizou.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações