A história dos gêmeos Van de Kerkhof com o PSV Eindhoven

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Os irmãos Ven de Kerkhof no PSV

Irmãos fazendo sucesso no futebol não são necessariamente um fato raro. Casos existem por todo o planeta, como os Laudrups, os Militos, Raí e Sócrates, entre outros tantos. Nos Países Baixos, porém, tivemos um caso que não é exatamente comum, quando os irmãos gêmeos Willy e René Van de Kerkhof, que completam 70 anos neste dia 16, fizeram enorme sucesso durante mais de uma década jogando juntos pelo PSV Eindhoven, um dos grandes clubes daquele país. 

Willy e René nasceram em Helmond e jogaram juntos desde a juventude no Twente, onde iniciaram suas trajetórias no futebol profissional em 1970. Willy, que ficou conhecido pelo apelido Billy, era meia e René era ponta esquerda. Ambos mostraram ótimo futebol no Twente e em 1973 o futebol deles chamou atenção do PSV, que levou ambos para Eindhoven.

A primeira temporada de estreia da dupla nos Boeren garantiu a presença dos gêmeos na Seleção Holandesa que foi vice-campeã da Copa do Mundo de 1974. Porém, naquele ano, o PSV levou apenas a Copa da Holanda, sendo campeão nacional na temporada 1974/1975. Na temporada seguinte, os irmãos ajudaram a equipe a garantir o bicampeonato, ainda que o desempenho de ambos tenha caído naquele segundo biênio.

Tanto Willy quanto René seguiram nos anos seguintes atuando pelo PSV, mas viram Ajax e Feyenoord recuperarem o "domínio" sob o futebol nacional. Porém, o futebol de ambos os irmãos, que ajudou o clube a levar o título da Copa da UEFA de 1978, foi suficiente para que fossem novamente a Copa do Mundo em 1978,  outra em que a Laranja Mecânica ficou com o vice. Seguiram atuando em alto nível no PSV, ainda que os títulos nacionais não viessem novamente.

Foi somente em 1983, depois de 10 anos de parceria vestindo o listrado do PSV que René acabou fechando com o Apollon Smyrnis, da Grécia. Foram, pela parte do ponta, 317 jogos e 95 gols pelos Lampen. O irmão permaneceria em Eindhoven até 1988, quando se aposentou após fazer parte da equipe que conquistou o primeiro e até hoje único título europeu da história dos Rood-witten, conquistado inclusive na temporada anterior a chegada de Romário a equipe. 


Willy, considerado um dos 125 melhores jogadores da história pelo Rei Pelé, fez 485 jogos e 64 gols vestindo a camisa do PSV, além de conquistar outros três títulos nacionais na década de 1980 e mais uma Copa da Holanda. René, por sua vez, também considerado um excelente jogador, esteve em atividade até 1989, quando encerrou a carriera no FC Eindhoven, outro time da cidade que sequer chega perto do tamanho do PSV. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações