O lateral-direito Pimentel e seu início no Vasco

Foto: arquivo

Pimentel na final da Copa São Paulo de Juniores

Nos anos 90, o futebol brasileiro produziu vários laterais de qualidade, tanto que alguns foram para o meio-de-campo, principalmente de volante. Pela direita, por exemplo, nomes como Jorginho, Cafu, Zé Maria, entre outros, tiveram chances na Seleção. Outros, mesmo sendo bons, sequer foram convocados, como o regular Pimentel, que está completando 49 anos, que iniciou no Vasco e foi o dono da camisa 2 cruzmaltina por vários anos.

Nascido em 3 de agosto de 1972, no Rio de Janeiro, Pimentel começou nas categorias de base do Vasco da Gama, fazendo parte de uma ótima geração vascaína, que tinha nomes como Edmundo, Valdir, Jardel, Yan, Gian, entre outros. Com 19 anos, foi alçado para o time principal do Gigante da Colina.

Mesmo já estando na equipe profissional, em janeiro de 1992 ele voltou para o juniores e foi titular do Vasco na campanha do título na Copa São Paulo de Juniores, derrotando o São Paulo na decisão. Pimentel voltaria ao elenco principal e assumiu a titularidade da lateral-direita no Campeonato Brasileiro, que naquela temporada foi realizado no primeiro semestre.

No Campeonato Carioca, Pimentel acabou perdendo espaço para o experiente Luís Carlos Winck, que reforçou o Vasco naquele segundo semestre. No banco de reservas, acabou comemorando o título estadual. Mas o jogador cresceria no clube a partir dali.

Em 1993, o jogador conquista a titularidade. Se não era um lateral espetacular, Pimentel compensava com força, disposição, vontade e velocidade. Isso o fez conquistar a torcida e o Vasco, naquele primeiro semestre, sagrou-se bicampeão estadual. Mesmo com um Brasileirão apenas razoável, o atleta se destacava cada vez mais.

No ano seguinte, o Vasco repetiu a dose mais uma vez no Cariocão. O tricampeonato estadual fez com que Pimentel caísse de vez nas graças do torcedor vascaíno. Isto fez com que o lateral-direito se tornasse um dos principais atletas do elenco.


Nos anos seguintes, o Gigante da Colina não repetiu os títulos dos anos anteriores. Em 1997, o Vasco começou a montar a equipe que conquistaria quase todos os torneios nos anos seguintes e foi vice-campeão carioca. Pimental, após o estadual, foi vendido para a empresa de laticínios Parmalat, que o colocou no Palmeiras.

Enquanto o Vasco conquistaria uma série de títulos, Pimentel não foi nem sombra do bom lateral cruzmaltino no Palmeiras. Depois, o lateral-direito ainda defenderia Flamengo, São Paulo, Madureira, Tupi e encerrou a carreira no CENE, em 2006, com 34 anos. Atualmente, o filho do jogador, o zagueiro Eric, faz parte das categorias de base do Gigante da Colina.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações