A passagem de Mauro Ramos no São Paulo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Mauro Ramos no São Paulo

Há exatos 81 anos, no dia 30 de agosto de 1930, nascia um dos grandes defensores da "Era de Ouro" do futebol brasileiro, o grande Mauro Ramos de Oliveira, referência e ídolo do Santos da época de Pelé. Muito antes, porém, de comandar a retaguarda de um dos maiores, se não o maior esquadrão da história do esporte bretão, Mauro começou sua carreira e jogou por 12 anos no São Paulo.

Nascido em Minas Gerais, Mauro começou a carreira vestindo a camisa tricolor e desde seu início mostrou a classe na saída de jogo combinada com a incrível maestria com que defendia, num estilo que parecia muito a frente de seu tempo. Desde o inicio caiu nas graças dos tricolores e fez parte do time bicampeão paulista em 1948 e 1949, seus primeiros títulos como profissional.

A partir da década de 1950, passou a ser um dos pilares da equipe. Viraria em pouco tempo capitão da equipe e foi um pilar na conquista do título do Paulistão de 1953 e a liderança do time no título de 1957. Sua classe e seu ótimo jogo renderam a convocação para a Copa do Mundo de 1958, onde acabou não entrando em campo, mas fez parte da equipe campeã.

Retornou da Suécia ainda como um dos grandes nomes do Tricolor Paulista. Naquele período, o time do Morumbi, que ainda não era do Morumbi, diga-se, começava a ver a ascensão dos esquadrões do Santos de Pelé e do Palmeiras de Ademir da Guia. O Alvinegro Praiano inclusive acabou levando o zagueiro e capitão são-paulino, numa época onde o clube começava a economizar dinheiro para construir o Estádio do Morumbi.


Mauro deixou o São Paulo depois de 12 anos como um dos maiores ídolos da história do clube para virar ídolo, e curiosamente até mais conhecido pela passagem em outro. Vestindo a camisa tricolor, foram 498 jogos e dois gols. Dono de grande classe, o zagueiro ainda atuaria mais 7 anos pelo Santos, antes de encerrar a carreira já aos 38 anos, no futebol mexicano. Ele nos deixou para jogar no time dos eternos em 2002, com o legado gigante e histórico que construiu no futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações