O título brasileiro na Copa América de 1989

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Gol de Romário deu o título ao Brasil

Recentemente, a derrota do Brasil para a Argentina quebrou a escrita de que toda a Copa América que era disputada na terra canarinha terminava com título dos pentacampeões mundiais. Entre as conquistas verde e amarelas, há exatos 32 anos, no dia 16 de julho de 1989, a Seleção Brasileira batia o Uruguai e conquistava mais um título da Copa América em casa. Era o quarto título apenas dos canarinhos na competição, quebrando um jejum de 40 anos na competição continental e de 19 anos de maneira geral.

Curiosamente, a partida entre uruguaios e brasileiros não foi uma final propriamente dita. Ela era parte do quadrangular final da competição, que envolvia Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Na última rodada, apenas a Celeste Olímpica e a Seleção Canarinho chegavam com condições de título, num confronto em que ambas chegavam com chances de saírem com a taça. O motivador a mais, de ambos os lados, era o jogo acontecer exatamente no aniversário de 49 anos do Maracanazzo.

Amarrado, o jogo no primeiro tempo teve poucas chances, as principais sendo do Brasil, principalmente com Romário e em uma cobrança perigosíssima de falta de Branco. O lateral brasileiro e o goleiro Zeoli pareciam travar um duelo particular naquele dia. O jogo era quente, disputado, cheio de confusões e empurra empurra entre os jogadores e o primeiro tempo terminou sem gols.

Na etapa final, o Brasil não tardou a pular na frente: logo aos 4 minutos, uma jogada rápida passou pelo arremesso de Taffarel para Mazinho, que tabelou com Bebeto e cruzou para Romário fazer de cabeça o primeiro gol do jogo. O segundo quase veio com Romário, cabeceando para defesa de Zeoli. A Celeste até oferecia perigo em algumas chegadas, mas não conseguia ser efetiva. O time brasileiro deixou o jogo nervoso até o final, perdendo chances de ampliar. Apesar disso, o jogo terminou com vantagem, vitória e título brasileiro. 


O jejum quebrado antecipou uma era muito mais vitoriosa para os brasileiros na Copa América. Os Canarinhos seriam novamente campeões em 1997, em 1999, em 2003, em 2007 e, mais recentemente, em 2019. Parte da geração do quarto título da Copa do Mundo de 1994 já estava naquele time, como Romário, Ricardo Rocha, Branco, Bebeto, entre outros. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações