Héctor Cincunegui - Um ídolo do Atlético Mineiro

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Héctor Cincunegui marcou época com a camisa do Galo

Nesta quinta-feira, dia 28 de julho de 2021, Héctor Carlos Cincunegui de Los Santos, popularmente conhecido apenas como Cincunegui, estaria completando 81 anos de idade. Um dos maiores ídolos do Atlético Mineiro, o jogador atuou no clube por cinco anos, se tornou um grande ícone da torcida atleticana e participou de um dos momentos históricos do Galo.

Nascido na cidade de Montevidéo, Cincunegui foi revelado nas categorias de base, promovido para a equipe profissional do Danudio e ainda teve uma passagem de quatro anos pelo Nacional antes de chegar ao Brasil. Foi enfim, que no ano de 1968, o defensor uruguaio foi contratado pelo Atlético Mineiro. O clube teve de desembolsar U$ 40.000, o que equivalia aproximadamente a Cr$ 160.000 (Cruzeiros), para ter o seu passe.

Seu primeiro jogo com a camisa do time alvinegro foi no dia 2 de junho de 1968, em um clássico diante do Cruzeiro. A partida era válida pelo Campeonato Mineiro e a Raposa venceu o Galo pelo placar de 2 a 1.

Enquanto esteve na equipe mineira, sempre demonstrou muita vontade nos jogos, algo que poucos dos seus companheiros de time conseguiam demonstrar dentro de campo. Com isso, conseguiu ganhar seu espaço dentro do elenco e por isso e se tornou um símbolo para o clube. Com todo o seu carisma, Cincunegui teve como uma de suas 'marcas registradas', usar frases de efeito como "minha hincha querida", que pouco tempo depois foi adaptada para o português e passou a utilizar a palavra 'massa' no lugar de 'torcida'.

Como apelido carinhoso, era chamado de 'gringo' pelos seus companheiros de equipe. Segundo o lateral esquerdo uruguaio, o jogador afirmou em uma das várias entrevistas concedidas no período em que esteve no Brasil, que apesar dos atritos com Yustrich, treinador do Galo no começo de sua passagem, não chegou a fazer nenhum inimigo em Belo Horizonte.

Sua despedida aconteceu no dia 18 de fevereiro de 1973, só que desta vez, em uma partida diante de outro rival da cidade de Minas Gerais, o América Mineiro. Nesta oportunidade, o alvinegro teve mais um revés e saiu com um resultado negativo ao perder por 1 a 0 em seus domínios.

Em toda a sua passagem, conquistou 4 títulos com a camisa do Galo. fez parte do elenco tri campeão da Taça Belo Horizonte em 1970, 1971 e 1972, uma vez campeão mineiro em 1970 e também teve uma grande contribuição para a conquista do único título de Campeonato Brasileiro do clube, vencido no ano de 1971. Defendeu as cores do time mineiro em 194 partidas e conseguiu marcar um gol.


Antes de encerrar a sua carreira como jogador de futebol profissional, ainda jogaria no Náutico por um ano. Foi então, que em 1974, Cincuneguin se aposentou e passou a ser auxiliar técnico no Club Atlético Juventud de Las Piedras.

Morte de Cincunegui - Aos 76 anos de idade, o ex-lateral esquerdo do Galo campeão brasileiro de 1971, foi internado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral em um Hospital localizado na cidade de Montevidéo. Devido a complicações deste AVC, Hector veio a falecer no dia 14 de outubro de 2016.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações