A passagem de Nery Pumpido pelo Real Bétis

Por Ricardo Pilotto

Nery Pumpido com a camisa do Real Bétis

O ex-goleiro argentino Nery Pumpido está completando 64 anos de idade nesta sexta-feira, dia 30 de julho de 2021. Enquanto esteve em atividade, atuou no Real Betis por duas temporadas, inclusive, as únicas que esteve fora do seu país natal.

Revelado no Unión de Santa Fe com apenas 19 anos, Pumpido passou por clubes como Vélez Sársfield e River Plate. Chegou à Seleção Argentina e foi o titular no segundo título argentino em Copa do Mundo, em 1986, no México, onde Maradona brilhou.

Com o título de campeão do mundo, rumou para a Espanha dois anos depois, mais precisamente no mês de junho do ano de 1988, para assinar seu contrato de três anos com o Real Bétis. Sua estreia pelos Verdiblancos foi em uma partida amistosa contra o Racing Villalbés em Villalba, na Galícia.

Seu primeiro jogo oficial aconteceu no dia 4 de setembro de 1988, no estádio do Benito Villamarín em um confronto diante do Sporting de Gijón, no primeiro jogo do Campeonato Espanhol. Mesmo colecionando boas atuações, não conseguiu evitar que o clube de Sevilla fosse rebaixado para a segunda divisão do futebol espanhol na temporada 1988-1989.

Na edição seguinte, o arqueiro continuou com sua sequência de grandes jogos e teve uma grande contribuição para o acesso da equipe a elite do futebol espanhol. Como reconhecimento, Nery foi novamente convocado para defender a seleção argentina na Copa do Mundo de 1990, que seria disputada na Itália. Foi então, que no confronto diante da União Soviética na segunda rodada do mundial, o arqueiro acabou se chocando com o próprio companheiro de equipe Olarticoechea e sofreu grave lesão com uma fratura da tíbia e da fíbula.


Devido a contusão, o contrato que a princípio duraria três anos, apenas dois foram cumpridos. Nery ficou de fora da temporada 1990-1991 inteira, mas permaneceu no clube para se recuperar. Ao final do contrato o Real Bétis acabou não renovando com Pumpido. O goleiro retornou a Argentina já com seus 34 anos de idade para jogar por mais dois anos até encerrar sua carreira Union de Santa Fé em 1992.

Após encerrar sua carreira como jogador de futebol profissional, se tornou treinador e chegou a ter outras duas passagens pelo clube de origem. Como treinador também não conseguiu conquistar títulos com a equipe de Santa Fé, mas foi campeão da Libertadores dirigindo o Olímpia em 2002.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações