A passagem de Léo pelo União São João

Foto: arquivo União Mania

Léo, no meio, no time de 1998 do União São João

Leonardo Lourenço Bastos, ou simplesmente Léo, que está completando 46 anos neste 6 de julho, foi um dos maiores laterais-esquerdos da história do Santos FC. Ídolo no Peixe e com uma passagem muito marcante pelo Benfica, de Portugal, o ex-jogador ficou marcado por sua garra (seu apelido é "Guerreiro da Vila") e declarações, sendo que algumas foram polêmicas. Porém, antes do sucesso no Alvinegro Praiano, ele 'estourou' no União São João, de Araras.

Léo nasceu em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, em 6 de julho de 1975. Começou no futebol no Americano, de sua terra natal, onde se profissionalizou em 1995 e ficou até 1997, quando foi negociado com o União São João, que havia ganho o Brasileirão Série B do ano anterior e naquele temporada estava na Série A.

No início, Léo não foi titular absoluto na equipe. Porém, aos poucos, foi ganhando espaço. Infelizmente, no fatídico e histórico 6 a 0 para o Vasco da Gama, onde Edmundo marcou todos os gols, Léo estava no 11 inicial. Apesar da lanterna e rebaixamento do União São João, Léo acabou se destacando e ficando para a temporada seguinte.

Em 1998, Léo virou titular absoluto do time de Araras. Sua velocidade e garra chamava a atenção de quem acompanhava o baixinho valente. No Paulistão, o União São João passou pela primeira fase, só com os pequenos, mas ficou na segunda fase. Na Série B do Brasileirão, a equipe passou dificuldades, mas no fim escapou do rebaixamento com o 16º lugar, na competição onde o Fluminense foi rebaixado para a Série C.

Na temporada seguinte, Léo iniciou no União São João, atuando no início do Paulistão. Porém, no final de fevereiro, ele foi emprestado ao Palmeiras, mas o lateral-esquerdo não teve chances no Verdão. Muitas vezes, Felipão nem o botava para treinar com os profissionais. Com isto, ao fim do contrato, ele voltou para Araras e jogou a Série B, onde a equipe mais uma vez passou apuros, mas escapou do rebaixamento com o 17º lugar.


Em 2000, Léo iniciou o Paulistão no União São João, onde fez um grande campeonato, apesar do time ter sido apenas o 11º colocado. Ele já estava se preparando para disputar a Copa João Havelange pelo Módulo Amarelo, quando o Santos entrou em negociações e levou o lateral-esquerdo para a Vila Belmiro. Logo de cara, barrou Rubens Cardoso, que havia sido uma das principais contratações do clube no início do ano, e foi o dono da posição por vários anos.

Léo virou um dos maiores ídolos da história do clube, ficando até 2005, conquistando diversos títulos com o time e individuais, quando foi para o Benfica. Ficou em Portugal até 2008 e no ano seguinte voltou para a Vila Belmiro, enfileirando mais uma série de taças. Léo é o maior vencedor do Peixe após a era Pelé. Encerrou a carreira 2014, com 39 anos, e até hoje vive na cidade de Santos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações