A passagem de Alfredo Di Stéfano pelo Espanyol

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Di Stéfano fez duas temporadas pelo Espanyol

Neste dia 4 de julho de 2021, Alfredo Stéfano Di Stéfano estaria completando 95 anos de idade se estivesse vivo. No fim de sua carreira como jogador de futebol profissional, o atacante argentino, que também atuou nas seleções colombiana e espanhola, jogou por duas temporadas na equipe do Espanyol de Cornellà de Barcelona.

Após ser revelado pelo River Plate e passar por clubes como Huracán (emprestado pelo River), Millionarios (na Liga Pirata Colombiana) e Real Madrid, clube que defendeu por 11 anos, Di Stéfano chegou ao Espanyol para jogar as suas últimas temporadas como atleta na metade de 1964. Neste período em que se transferiu para a equipe da Catalunha, o já experiente atleta já tinha 38 anos de idade.

Em seu primeiro ano defendendo as cores do time dos Pericos, o Di Stéfano atuou em 24 partidas na temporada 1964-1965 e contribuiu com a equipe marcando sete gols durante toda a campanha. Nesta edição do Campeonato Espanhol, a tabela colocou justamente um confronto entre Espanyol e Real Madrid na primeira rodada, com a partida acontecendo no Estádio Sarriá, em Barcelona. Nesta oportunidade, o time Merengue saiu vitorioso após o apito final com o placar de 2 a 1. No segundo turno, quando seu time iria ao Santiago Bernabéu para novamente enfrentar o time de Madrid no dia 3 de janeiro de 1965, Di Stéfano foi desfalque por conta de lesão. Ao final do campeonato, o Espanyol terminou na 11ª colocação na tabela de classificação e conseguiu se manter na elite do futebol espanhol.

Já no dia 17 de outubro de 1965, no campeonato nacional da edição 1965-1966, o atleta mais uma vez não enfrentou seu ex-time no mesmo Santiago Bernabéu, já que sua mão estava imobilizada por conta de uma nova lesão. Di Stéfano já tinha 39 anos de idade e já estava em sua última temporada como jogador de futebol profissional. Atuou em 23 partidas e fez 4 gols durante toda a campanha do Campeonato Espanhol e a equipe encerrou a temporada mais uma vez no meio da tabela de classificação, mas desta vez o Espanyol ficou 12º posto após a realização das 38 rodadas.


No total de toda a sua passagem pelo Espanyol de Barcelona, La Saeta Rubia somou 60 jogos e marcou 14 gols, juntando amistosos e partidas oficiais com a camisa do clube catalão. Ao final da temporada 1965-1966, Alfredo anunciou sua aposentadoria como jogador de futebol profissional com 39 anos de idade. Após encerrar a sua carreira de atleta, continuou trabalhando com futebol e se tornou treinador.

Foi então que, já fora do mundo futebolístico, Alfredo Di Stéfano foi vítima de um ataque cardíaco sofrido no dia 7 de julho de 2014, aos 88 anos de idade no Hospital Gregorio Marañón, localizado na cidade de Madrid. Até os dias de hoje, Don Alfredo é considerado um dos melhores futebolistas da história.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações