A curta passagem de Dicá pelo Santos

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo
 
Dicá ficou pouco tempo no Santos, no ano de 1971

Um dos maiores jogadores já produzidos em um time do interior paulista e o maior jogador da história da Ponte Preta, o meia atacante Dicá, que completa 74 anos neste dia 13 de julho, foi durante sua carreira futebolística conhecido por sua grande qualidade e por seus gols. Em 1971, depois do início de carreira excelente que mostrou em Campinas, foi contratado pelo Santos por empréstimo.

Dicá optou pelo Santos apesar de propostas de compra de Fluminense e Botafogo. Na época, segundo ele declarou em entrevista ao Globo Esporte, ele foi atraído pela possibilidade de atuar ao lado de Pelé e de outros grandes jogadores da Seleção Brasileira e até da Seleção Argentina, como o goleiraço Cejas. Foi assim que ele chegou ao Peixe em 1971. 


O primeiro compromisso do empréstimo que inicialmente seria de três meses foi em uma excursão que o Peixe fez pelos Estados Unidos, onde ele chegou a fazer boas partidas amistosas pelo Santos. Seu desempenho foi suficiente para que o Alvinegro Praiano optasse na época pela renovação do empréstimo, com ele ficando em parte do Brasileirão no clube.

Depois da renovação, Dicá perdeu espaço e caiu de desempenho, não permanecendo no Santos além do final da temporada 1971. Jovem, ele na época sentiu o peso de jogar num elenco estrelado como o do Peixe. Acabou atuando em 29 partidas com a camisa do Alvinegro Praiano, marcando um total de 4 gols. 


Ele retornou a Ponte Preta antes de ir jogar na Lusa, onde foi muito bem entre 1972 e 1976, chegando inclusive a atuar pelos rubro-verdes na histórica final diante do Santos, onde um erro de Armando Marques na contagem dos pênaltis acabou fazendo com que o troféu fosse dividido entre as duas equipes. Retornaria a Macaca em 1976, onde ficaria até 1985 e ainda passaria pelo Araçatuba antes de se aposentar.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações