O início de Barthez no Toulouse

Por Ricardo Pilotto
Foto: Getty Images

Barthez, ainda com cabelo, quando defendia o Toulouse

Nesta segunda-feira, dia 28 de junho de 2021, o ex-goleiro Fabien Barthez completa 50 anos de idade. O atleta iniciou toda a sua trajetória no futebol na juventude e teve uma passagem de duas temporadas defendendo o Toulouse, mas acabou não realizando muitos jogos.

Após passar pelas categorias de base do Lé Téfécé por dois anos, Barthez chegou ao time profissional em 1990. O arqueiro jogava no Sub-19 do time francês e precisou esperar duas temporadas completas para subir para a equipe principal.

Em seus dois anos de defesa as cores roxa e branca, o arqueiro só chegou a ter oportunidades de mostrar a sua qualidade apenas em sua última temporada. No total de sua passagem, vestiu a camisa do Toulouse em 26 jogos, sendo todos eles realizados na edição 1991-1992.

Sua estreia no TFC aconteceu no dia 21 de setembro do ano de 1991, em uma partida diante do AS Nancy. Nesta temporada 1991-1992, o Toulouse terminou na 11ª colocação da Ligue 1, conseguindo permanecer na elite do futebol francês.

Ao final da temporada, Barthez se transferiu para o Olympique de Marseille, clube onde começaria a ter mais destaque no futebol mundial e começaria a ser convocado para defender a Le Bleu. Com a seleção, foi campeão do Mundial de 98, no qual a França foi o país sede, sendo o goleiro titular em toda a campanha. Algum tempo depois, chegaria a final da Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha. Desta vez, Barthez seria vice-campeão, já que a França perdeu a grande decisão para a Itália nas penalidades.


Antes de anunciar a sua aposentadoria, o goleiro ainda atuaria em clubes como Monaco, Manchester United e retornaria ao Olympique de Marseille, antes de ir ao Nantes em 2006. Após uma temporada defendendo o Les Canaries, guarda redes campeão do mundo pela França anunciou o encerramento de sua carreira como jogador de futebol profissional.

Após anunciar o fim de sua vida de atleta, o ex-goleiro voltaria a trabalhar na equipe do Toulouse como consultor no ano de 2020. Seu principal objetivo era ajudar a equipe na segunda divisão do futebol francês na última temporada.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações