O Bragantino e a Seleção Brasileira - Os convocados do Massa Bruta

Por Lucas Paes
Foto: Juha Tamminen

Alberto era o último atleta do Bragantino à jogar pela Seleção Brasileira

O Bragantino é uma das mais tradicionais forças do interior paulista. Hoje contando com a parceria com a Red Bull, o Massa Bruta foi o segundo time do interior à ganhar o título do Campeonato Paulista e já foi vice-campeão do Brasileirão. Bom revelador de atletas, o clube já teve algumas pratas da casa convocadas para a Seleção Brasileira, além de jogadores que foram quando eram atletas do clube. Léo Ortiz fez com que o Braga voltasse a ter um jogador na Seleção depois de 27 anos, algo que não ocorria desde Alberto Félix.

O zagueiro do atual líder do Brasileirão recebe a convocação para o lugar do ótimo zagueiro Felipe, recentemente cortado devido a uma lesão. Ortiz passará a atuar pela equipe de Tite na Copa América, porém deve ser reserva, já que Marquinhos e Thiago Silva dominam com absoluta maestria e qualidade o setor de zaga do time Canarinho. Porém, para o atleta de 25 anos, filho de Ortiz, craque do futsal nos anos 1980 e 1990, é uma honra estar no time de Tite.

O último convocado do Massa Bruta havia sido Alberto Félix, meio campista que foi chamado por Parreira para um amistoso em 1993. Os anos 1990 foram o período mais célebre da história do Massa Bruta até a recente parceria com a Red Bull, já que na época o time constantemente figurava na primeira divisão no Brasileirão e fazia frente aos times mais fortes do país. 

Segundo números da RSSSF Brasil, o Massa já havia cedido seis atletas a Seleção Brasileira principal em toda a sua história. A primeira vez que um atleta do Bragantino vestiu a Amarelinha foi quando o lateral-direito Gil Baiano atuou numa derrota por 3 a 0 para a Espanha num amistoso. Ainda naquele ano, em dezembro, os meias João Santos e Mazinho Oliveira atuaram em outro amistoso diante do México. 

No ano seguinte, em outro amistoso, dessa vez diante da Argentina, que terminou empatado por 3 a 3, tivemos a primeira atuação de Mauro Silva com os Canarinhos. O volante se tornaria presença constante e seria um dos destaques do time campeão da Copa do Mundo em 1994. Naquele ano, Mauro Silva, Mazinho e Silvio seriam convocados como atletas da "Linguiça Mecânica" para a Copa América de 1991. Ele seguiu como presença constante no time por todo o período em que jogou pelo clube de Bragança Paulista.


A última convocação antes da de Léo Ortiz havia acontecido então em 1993. Alberto Félix atuou numa vitória de 1 a 0 sobre o México no Jalisco, com gol de Rivaldo, em 16 de dezembro daquele ano. Recentemente, Claudinho e Cleiton foram chamados para representar o time sub-23 nas Olimpíadas, mas a equipe não tem a importância de time principal. 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações