Guga no Botafogo em 1995

Foto: arquivo

Guga, entre o meia Adriano e Túlio Maravilha, após fazer um gol em um clássico contra o Flamengo

Antes dos questionamentos, Guga, que completa 57 anos neste 14 de junho, o centroavante que foi um dos maiores ídolos dos tempos de fila do Santos FC, não esteva na polêmica final do Brasileirão de 1995, onde o Botafogo bateu o Santos em uma atuação para lá de contestável do árbitro Márcio Rezende de Freitas, e que os santistas reclamam até hoje. Porém, naquela temporada, o grande artilheiro defendeu sim a Estrela Solitária, e vamos explicar abaixo.

Nascido no Rio de Janeiro, em 14 de junho de 1964, Guga começou na Cabofriense. Depois, 'correu trecho', defendendo Juventus do Acre, Esmeraldas Petrolero do Equador, Itabuna, Atlético Mineiro, Goiânia, Flamengo, Internacional, Goiás e Goiânia. Nestes times, apesar dos gols, ele nunca conseguiu se firmar.

A história começou a mudar em 1991, onde na Inter de Limeira ele brigou pela artilharia no Paulistão, no segundo semestre daquele ano, e acabou desembarcando na Vila Belmiro em 1992. Apesar de ter amargado a reserva de Paulinho McLaren no início, virou o camisa 9 do Peixe com a venda do então titular para o Porto. A partir de então, ao lado do goleiro Sérgio e do atacante Almir, virou um dos maiores ídolos da torcida, sendo artilheiro do Brasileirão 1993. Além disso, seus vários gols contra o Corinthians, o fizeram ganhar a alcunha de "o matador de gambás".

Apesar de ser um dos ídolos da torcida, o Santos chegou ao final de 1994 em crise financeira e política, inclusive com a queda do presidente Miguel Kodja Neto. Para 1995, o novo mandatário, Samir Abdul Hack, resolveu fazer uma reformulação no elenco do Santos, dispensando os atletas de maiores salários. Com isto, Guga, mesmo com o lamento dos santistas, acabou saindo do clube e foi para o Botafogo.

Para 1995, ao contrário do Santos, resolveu ir ao mercado para montar uma equipe forte. Manteve os principais nomes do ano anterior, entre eles Túlio Maravilha, artilheiro do Brasileirão de 1994, ao lado de Amoroso. Entre os reforços, tinha a volta do 'xerife' Wilson Gottardo, o meia Adriano, considerado o melhor jogador da Copa do Mundo Sub-20 de 1993, e, claro, Guga.

A ideia, a princípio, era jogar com os dois goleadores. Por conta do patrocinador, Túlio Maravilha ficou com a camisa 7 e Guga com a 9. Porém, assim como aconteceu com ele em 1992, logo quando chegou ao Santos e foi reserva de Paulinho McLaren, a dupla com Túlio não funcionou e Guga acabou indo para o banco e, assim, o ataque era completado por um jogador mais rápido: Mauricinho.

Mesmo vindo do banco de reservas, Guga fez alguns gols importantes, como no clássico contra o Flamengo, em 16 de abril, no Maracanã, marcando o único tento da partida, com a camisa 15. Ao fim do Carioca, o Botafogo acabou ficando em terceiro, atrás de Fluminense e Flamengo.

Para o Brasileirão, o Botafogo reforçou ainda mais o seu time e para o ataque trouxe outro atacante de velocidade: Donizete. Vendo que não iria ter espaço na equipe, Guga resolveu aceitar uma proposta do Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita, e deixou o Fogão, não participando da campanha do título do Brasileirão e, como dito no início, não estava no grupo que enfrentou o Santos na decisão.


Guga, nas mídias sociais, quando postou a foto que abre este artigo, disse que Deus acabou dando o destino certo para a sua carreira. Ele diz que tem um grande respeito pelo Botafogo, mas ter ido para a Arábia Saudita naquele momento, o fez não participar de uma polêmica envolvendo o clube onde foi ídolo, o Santos.

Pelo Fogão, Guga fez 10 jogos e marcou cinco gols. Depois de passar pela Arábia Saudita, ele ainda defendeu Cerezo Osaka, Araçatuba, Bahia, Atlético Paranaense, Paysandu, Remo, Bangu e Cabofriense, onde encerrou a carreira em 2001. Atualmente, o artilheiro é dono de uma frota de escunas, que fazem passeios turísticos no litoral do Rio de Janeiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações