A apagada passagem de Coutinho pela Lusa

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Coutinho passou pela Lusa

Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido pelo apelido de Coutinho é sabidamente um dos maiores jogadores da história do Santos. O atacante, uma lenda do futebol brasileiro, que faria 78 anos neste dia 11, tem sua carreira muito ligada aos dias vividos no Alvinegro Praiano, mas não jogou só no Peixe. Já mais experiente, em 1969, passou pela Lusa.

Coutinho chegou ao Canindé depois de uma passagem apagada pelo Vitória, da Bahia, numa época onde já não conseguia ser o mesmo de sua juventude. Chegou a equipe rubro-verde para a disputa do Campeonato Paulista de 1969, tentando reforçar o time para justamente poder bater de frente com o Santos, seu antigo time, grande favorito e ao Palmeiras, sempre adversário complicado.

Mas, a passagem de Coutinho na Lusa foi apagada. Acabou atuando apenas em três jogos ao longo do primeiro turno daquele Campeonato Paulista, contra o Palmeiras, numa vitória do Verdão por 2 a 0 sobre a Lusa, no empate sem gols contra a Ferroviária, no Canindé e na vitória por 3 a 2 sobre o América em Sâo José do Rio Preto, quando marcou seu único gol pela Lusa, o segundo do jogo.


Acabou deixando o Canindé ainda naquele ano, retornando ao Santos onde também não teve espaço. As lesões esvaiam o talento de um dos mais fantásticos atacantes daquela década e fariam com que Coutinho encerrasse prematuramente a carreira com apenas 30 anos, depois de passar pelo Saad, de São Caetano do Sul.

Coutinho seguiu depois do fim de sua carreira trabalhando como treinador, onde chegou a passar por alguns clubes, sem grande sucesso. Teve mais relevância trabalhando nas categorias de base da equipe santista, onde foi responsável por ajudar a revelar nomes como Robinho e Neymar. Coutinho faleceu em 2019, aos 75 anos, vítima de complicações após uma amputação.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações