O surpreendente Malmö finalista da Liga dos Campeões de 1979

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo


O Malmo foi até a final da Liga dos Campeões de 1979

A Liga dos Campeões da Europa já teve equipes de diversos países em suas decisões. Ingleses, espanhóis e italianos se juntam à alternativos como sérvios, gregos e romenos. Em 1979, a maior competição de clubes do continente europeu teve uma decisão no mínimo inusitada e um dos lados é até hoje o único time sueco à alcançar a decisão: o bom time do Malmö, tradicional clube sueco. 

O Malmö vinha para competição como campeão sueco do ano de 1977. A liga local tem um calendário mais semelhante ao brasileiro. Sob o comando do inglês Bob Houghton, os azuis vivam parte dos melhores anos de sua história. Porém, aquele time era formado amplamente por jogadores suecos que pouco jogaram fora de seu país de origem e portanto eram ilustres desconhecidos. Aquela edição da Copa Europeia tinha como grande favorito o Liverpool, atual campeão na época.

O primeiro adversário do Malmö foi outra surpresa na competição, o campeão francês Mônaco, ainda um time pequeno e desconhecido na época. Um empate sem gols na Suécia dava a impressão de que os monegascos conseguiriam passar na volta, mas um gol de Kinnvall deu a vaga aos suecos. Em outro confronto, entre o Liverpool e o campeão inglês Nottingham Forrest, os Reds ficaram pelo caminho. Nas oitavas, então, veio o duríssimo Dinamo de Kiev, forte e favorito time soviético, que acabou derrotado por 2 a 0 no segundo jogo na Suécia, depois de um empate em zero em Moscou e também voltou para a casa.

Nas quartas, com todos os favoritos eliminados, ficava claro que teríamos uma zebra. Diante do Wisla, então, o Malmö acabou derrotado por 2 a 1 na Polônia, mas na volta, os azuis-celestes golearam os poloneses por 4 a 1 e passaram as semifinais. Por lá, uma vitória simples em casa contra o Austria Viena bastou, com a frieza sueca segurando o 0 a 0 na capital austríaca. Do outro lado surgia o Nottigham Forrest.


E a final, como não podia ser diferente, disputada no Olímpico de Munique, foi um jogo, com o perdão da palavra, chato. O Forrest era um time extremamente pragmático e o Malmo também. O gol de Trevor Francis, então, bastou para garantir aos ingleses a conquista de seu primeiro título. A bonita campanha do Malmö ficou apenas como uma lembrança então. Sem muitas surpresas, até hoje o clube é o único da Suécia à chegar a uma decisão da Liga dos Campeões. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações