O início de Ricardinho no Paraná Clube

Foto: Lucimar do Carmo/Arquivo Tribuna

O jovem Ricardinho vibra com a camisa do Paraná Clube

O ex-meia e hoje comentarista Ricardinho está completando 45 anos. Com um passe preciso e boa visão de jogo, ele marcou época defendendo vários clubes do país e no exterior, além de ter ido à duas Copas do Mundo com a Seleção Brasileira. Porém, toda essa história começou no Paraná Clube.

Apesar de ter nascido em São Paulo, em 23 de maio de 1976, Ainda criança, Ricardinho foi para Curitiba e chegou no Pinheiros, para jogar futsal, ainda nos anos 80. Na fusão do clube com o Colorado, o grande time de base da bola pesada passou a defender o Paraná Clube. Ricardinho atuava ao lado de outro jogador que teve destaque, o também meia Tcheco, e normalmente contra Alex. Logo, ele foi para o futebol de campo.

Em 1995, ainda com 18 anos, Ricardinho acabou sendo promovido à equipe profissional. O meia logo encontrou espaço no time e sagrou-se campeão paranaense naquele ano. O meia demonstrava muita categoria e se tornou titular da equipe.

Seu futebol de poucos erros de passe e visão de jogo chamava a atenção de todos. Enquanto conquistava títulos pelo Paraná, sendo campeão estadual também em 1996 e 1997, tornando-se bicampeão paranaense, era cobiçado por vários clubes brasileiros e estrangeiros.


Após tamanho sucesso, o atleta, que tinha apenas 21 anos, se transferiu em 1997 para o Bordeaux, da França, onde amadureceu dentro e fora de campo. Apesar de estar bem na Europa, voltou ao Brasil em 1998, contratado pelo Corinthians, que na época tinha uma parceria com o Banco Excel.

No Timão se tornou um dos alicerces do time que conquistou quase tudo na virada dos anos 90 para os 2000. Depois da Copa de 2002, foi negociado com o São Paulo. Ainda defendeu Middlesbrough, Santos, Besiktas, Al-Rayyan, Atlético Mineiro e Bahia, onde encerrou a carreira em 2011. Depois, foi treinador, começando no Paraná Clube, em 2012, tendo uma segunda passagem em 2014. Atualmente, é comentarista do SporTV.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações