Ídolos dos anos 1950, Cabeção e Idário estreavam pelo Corinthians há 72 anos

Com informações do Corinthians
Fotos: Acervo Corinthians

Cabeção e Idário são ídolos históricos do Corinthians

Dois dos maiores ídolos de uma grande fase do Corinthians entravam em campo com o manto alvinegro há exatos 72 anos. O time alvinegro do início da década de 1950, considerado até hoje um dos melhores da história do clube, começou a ser formado um ano antes, quando tinha como goleiro e laterais reservas Cabeção e Idário, criados nas categorias de base, e que estreou pelo clube no dia 1º de maio de 1949.

Na ocasião, Cabeção iniciou o jogo contra o São Caetano EC, no estádio da Rua Paraíba (Conde Francisco Matarazzo), no banco de reservas. Já Idário foi titular: o técnico alvinegro Joreca decidiu levar a campo um onze inicial que teve: Narciso; Valussi, Renato; Pelliciari, Falco, Idário; Tinini, Colombo, Constantino, Severo e Luizinho.

Ao longo da partida, o goleiro prata da casa substituiu Narciso. E de dentro de campo, viu o Timão vencer a partida, um amistoso, por 3 a 1. Era esse o primeiro jogo do goleiro que se tornaria ídolo anos depois mesmo sem ter jogado a maioria das partidas em sua época, e do lateral-direito (então, médio-direito) que viria a ser um dos mais raçudos atletas da história alvinegra.

Pelo Timão, Cabeção e Idário conquistaram os títulos do Paulistão em 1951, 1952 e 1954 e do Torneio Rio-São Paulo de 1953 e 1954 juntos.

Idário Sanches Peinado veio de uma família espanhola e nasceu na capital paulista em 7 de maio de 1927. Ele foi revelado pela base alvinegra e estava na equipe de Aspirantes quando recebeu sua primeira chance na equipe profissional. Ele atuou por dez anos e chegou a 470 partidas, com seis gols anotados.


Já Luiz Morais, o Cabeção, nasceu em 7 de agosto de 1930, mas foi registrado apenas no dia 23 daquele mês. Ele subiu para o time adulto com 18 anos, em 1949, e com algumas saídas por empréstimo nos anos 1950, foi atleta alvinegro até 1966, totalizando 326 partidas. Foi, ainda, técnico uma vez: comandou o Timão em 1976, na vitória sobre o São Paulo por 1 a 0 pelo Paulistão. E foi treinador das categorias de base por 18 anos em diferentes categorias.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações