Éder Aleixo - Um ídolo do Galo na Raposa

Por Ricardo Pilotto
Foto: reprodução

Éder Aleixo com a camisa do Cruzeiro: isto aconteceu em 1993

Éder Aleixo de Assis, popularmente conhecido apenas como Éder Aleixo, completa 64 anos de idade nesta terça feira, dia 25 de maio. O atleta, um dos maiores ídolos da história do Atlético Mineiro, teve uma curta passagem pelo Cruzeiro e fez parte de um momento muito importante na história do clube.

Após ser revelado no América Mineiro, ter duas passagens pelo Galo, onde se tornou ídolo e fez parte, como titular, da grande Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1982, além de jogar em clubes de renome no futebol brasileiro como Grêmio, Palmeiras, Santos e Botafogo, o atacante chegou ao clube mineiro em 1993. Nesta temporada, equipe Celeste conquistou a primeira Copa do Brasil de sua história.

A estreia do atacante Éder Aleixo com a camisa da Raposa aconteceu no dia 16 de fevereiro de 1993, em um amistoso diante do America do Rio de Janeiro realizado no Mineirão. A partida terminou em uma goleada de cinco tentos a um a favor do time de Belo Horizonte, e um dos gols cruzeirenses foi marcado pelo atacante.

No total, o atleta esteve presente em 11 jogos do Cruzeiro, sendo 3 amistosos e 8 partidas oficiais. Começou 4 partidas como titular e 7 no banco de reservas. Marcou dois gols pelo time azul de Minas Gerais. Apesar do pouco tempo no clube, Aleixo fez parte do elenco vencedor da Copa da Copa do Brasil.


A última partida registrada de Éder Aleixo com a camisa Celeste foi justamente em um clássico diante do Atlético Mineiro em jogo válido pelo campeonato brasileiro, realizado no Mineirão. Nesta oportunidade, a Raposa bateu o Galo pelo placar de 1 a 0.

Antes de se aposentar, o atacante ainda voltaria a defender as cores do maior rival do clube Celeste, indo para o Galo. Jogaria também no União São João, Conquista, Gama, Guará e encerraria sua carreira como jogador de futebol profissional em 1997, no Montes Claros.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações