Começa nesta sexta-feira o Brasileirão Série B 2021

Por Kauan Sousa, Lucas Paes, Ricardo Pilotto e Victor de Andrade


A bola vai rolar! Começa nesta sexta-feira, dia 27, a edição de 2021 do Campeonato Brasileiro da Série B. São 20 equipes, que farão um campeonato de pontos corridos, em turno e returno, buscando o título, as quatro vagas de acesso para a Série A 2022 e fugindo do Z4 do rebaixamento para a Série C

Confira os times da disputa

Avaí


O Avaí sempre entra na Série B como um dos favoritos e no ano de 2021 não é diferente. O Leão, finalista do Catarinense deste ano, tem em seu elenco bons nomes para o nível da competição, como o meia Valdívia (foto), o zagueiro Betão, o atacante Júnior Dutra, além do experiente e consagrado lateral Edílson. Com um bom time, os catarinenses já entram na competição como um dos favoritos ao acesso para a primeira divisão.

Botafogo


Com eliminações precoces no Carioca e na Copa do Brasil, o Botafogo volta todas as atenções para a disputa da Série B, competição que vai disputar pela terceira vez, e ainda precisa se firmar na temporada. Em busca do acesso, o clube aposta num pacotão de reforços enquanto trabalha fora de campo para se reestruturar financeiramente, talvez vivendo o pior momento de sua história. O treinador Marcelo Chamusca (foto) espera montar uma equipe que honre o peso da camisa da Estrela Solitária.

Brasil de Pelotas


Na 12ª colocação em 2020, meio da tabela, o Brasil de Pelotas vem para a Série B 2021, após ficar na nona colocação no Campeonato Gaúcho desta temporada. O time gaúcho iniciará a competição com algumas novidades no elenco comandado pelo técnico Cláudio Tencati, como o atacante Fabricio de 20 anos que pertence o Grêmio, o volante Denilson (foto), ex São Paulo e Arsenal dá Inglaterra e mais dois jogadores que chegam por empréstimo do Cruzeiro, o zagueiro Arthur e o atacante Welinton. O Brasil de Pelotas inicia sua busca pelo acesso para a elite do futebol brasileiro contra o Londrina, jogando em casa.

Brusque


Recentemente chegado da Série C, o Brusque buscará acima de tudo se manter na Série B em 2021. O Tricolor do interior catarinense fez uma campanha interessante no estadual, caindo nas semifinais para o Avaí e tem em seu elenco um dos grandes, se não o maior destaque do futebol local neste ano, o atacante Júnior Pirambu (foto). As pretensões, porém, não devem ir além da permanência na divisão.

Confiança


O clube vive momento ruim e de muitas críticas da torcida. Foram três eliminações no primeiro semestre. Com tropeços e demissão de treinador a menos de um mês de início da competição, o Confiança contratou o técnico Rodrigo Santana e reforços pontuais para tentar não passar aperto na Série B. O time tem alguns jogadores experientes, como Neto Berola (foto).


Coritiba


Após a queda na Série A, o Coritiba vive momento de reconstrução total. A direção, que assumiu no fim de dezembro, trouxe 14 jogadores para o estadual e mais dois para a Série B. Por outro lado, dispensou 25 atletas. Eliminado do Paranaense, o Coxa tem o acesso na Série B como principal objetivo. O treinador é o paraguaio Gustavo Morínigo e o grande destaque é o experiente Rafinha (foto).

Cruzeiro


Mesmo com uma fraca campanha na Série B 2020, o clube mineiro conseguiu se manter na segunda divisão do futebol brasileiro. Vale lembrar que o clube mineiro teve de começar o campeonato com -6 pontos como punição pelas dívidas que não foram pagas pela gestão anterior. No Campeonato Mineiro de 2021, o time foi eliminado pelo América Mineiro nas semifinais. A equipe Celeste conseguiu manter jogadores importantes para a disputa da competição, mas também não poderá contar com peças que fizeram parte do elenco no ano anterior na atual temporada de 2021. Alguns dos atletas que saíram no decorrer da última temporada foram o zagueiro Manoel e o meia Marquinhos Gabriel. Já os principais remanescentes, são o lendário goleiro Fábio (foto), o lateral direito paraguaio Raul Cáceres, o ponta direita Airton, o centroavante boliviano Marcelo Moreno e o atacante Rafael Sóbis, que fará sua última temporada como jogador de futebol profissional.

CRB


Protagonista de uma campanha apenas mediana no ano passado, o CRB perdeu a final do estadual deste ano para seu maior rival, o CSA. O clube trocou de treinador recentemente e Allan Aal chega para tentar manter um bom nível no time alvirrubro, que tem nomes conhecidos em seu elenco, como Gum e Wesley (foto), ex-Santos e Palmeiras. O grande destaque do time até aqui é o matador Luizão, autor de 9 gols no ano.

CSA


Após bater na trave na última temporada e ficar na quinta colocação na temporada anterior, o CSA vem para a Série B 2021, com o título alagoano deste ano na bagagem, após derrotar o rival CRB na final, nos pênaltis. Ainda nesta temporada o CSA foi eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste para o Fortaleza e também deixou a Copa do Brasil na segunda fase. Para a Serie B o Técnico Pivetti, contará com a mesma base campeã alagoana, como o artilheiro do time na temporada Dellatorre (foto) e o destaque do estadual Bruno Mota. A baixa é o atacante ex-Botafogo, Rodrigo Pimpão que se despediu do clube na conquista do título.

Goiás


Com tradição de disputa de Série A, o Goiás tem uma das camisas mais pesadas da Segundona. Mas o início de temporada da equipe é para esquecer. Foi eliminado da Copa do Brasil pelo Goiás e fez péssima campanha no Goianão. Para tentar mudar o rumo já no início da Série B, o clube foi ao mercado para buscar reforços, entre eles o treinador Pintado (foto), que no ano passado conquistou o acesso com o Juventude.


Guarani


Com campanha sofrida em 2020, o Guarani tentará viver ventos mais tranquilos na Série B de 2021. O Bugrão caiu nos pênaltis para o Mirassol no Paulistão, mas não fez lá uma super campanha. O grande destaque do time até aqui é o meia Andrigo (foto), Os alviverdes falham até aqui em mostrar um bom futebol na temporada e isso é especialmente preocupante para a Série B. Com isso, para o campeão brasileiro de 1978 a permanência já é um bom negócio.

Londrina


De volta a Série B, após disputar e conseguir o acesso na Serie C em 2020, o Londrina vem para o Brasileirão 2021, após a quinta colocação na fase de grupos do campeonato paranaense e estar ainda vivo na competição, depois de eliminar o Cianorte nas quartas de final do estadual. O elenco comandado pelo técnico Roberto Fonseca (foto) perderá alguns jogadores para a serie B do Brasileiro, como o lateral direito Joao Carlos que deixará o clube, junto a mais três jogadores, além de seis que serão emprestados, entre eles Bidia e Luan Marchiori. Mas o Tubarão contará com a chegada de Talison, Tarik, Mossoró e Caprini, para buscar o acesso à elite do futebol brasileiro.

Náutico


Campeão pernambucano, o Timbu tenta em 2021 fazer uma campanha um pouco mais digna que a terrível jornada de 2020. O grande destaque alvirrubro é o ídolo do time Kieza (foto), mas Vinicius e Erick ainda formam junto a ele um ataque que até aqui tem ido muito bem. O estadual não é lá o melhor parâmetro, mas o futebol apresentado pelo Náutico até aqui faz com que o torcedor sonhe com dias muito mais tranquilos. A tendência é que os alvirrubros fiquem no meio de tabela, mas uma campanha de briga por acesso não seria absurdo nenhum.

Operário Ferroviário


O Operário Ferroviário se preparou para fazer uma Série B forte. Além de manter alguns jogadores que formaram a base do time em 2020 e também o técnico Matheus Costa, o clube fez contratações pontuais, como o meia Leandrinho, ex-Sport e Botafogo, o experiente Rodrigo Pimpão e o atacante Felipe Garcia, ex-Chapecoense. Alguns jogadores do elenco se destacam, como Ricardo Bueno (foto) e Rafael Oller.

Ponte Preta


Após campanha mediana no Campeonato Paulista de 2021, a Macaca disputará a Série B do Brasileirão pela quarta vez consecutiva neste ano. Na última edição, a equipe de Campinas terminou na sétima colocação com quarto pontos a menos do que o quarto colocado Cuiabá. Para a atual temporada, o time alvinegro acabou perdendo alguns dos jogadores que faziam parte do plantel, mas também conseguiu manter alguns atletas responsáveis pela boa campanha feita na última edição. O volante Danrley, o meia Vinicius Zanocelo e o ponta direita e esquerda Bruno Rodrigues são exemplos de jogadores que passaram pela Ponte Preta na última temporada. Já o goleiro Ygor Vinhas, o meia atacante e ponta esquerda Camilo (foto) e o centroavante Moisés são alguns nomes de remanescentes no time campineiro.


Remo


Vice-campeão da Serie C 2020, o Remo vem para a serie B do brasileiro em 2021, após ficar na terceira colocação do Parazao 2021, depois de ser eliminado na semifinal para o Tuna e vencer a disputa de terceiro lugar contra o Castanhal. Desde o jogo em que valeu a terceira colocação no estadual, no dia 15 de maio, o time comandado pelo técnico Paulo Bonamigo (foto) focou na competição nacional e teve tempo para treinar, e se preparar, além de adaptar os novos reforços que ainda são dúvidas para a estreia contra o CRB. Entre os reforços para o campeonato estão Paulinho Curuá que chega por empréstimo do Tapajós e o zagueiro Romércio que disputou o Paulistão pelo Guarani.

Sampaio Corrêa


Em 2020 o Sampaio Corrêa brigou pelo acesso da elite do futebol brasileiro e terminou a série b em sexto colocado, quatro pontos a menos que o quarto colocado Cuiabá. Nessa temporada o time maranhense vem para a competição após conquistar o título do estadual, após derrotar o Moto Club no último domingo, na final do campeonato maranhense. O elenco campeão contará com mais seis reforços para jogar o campeonato nacional, entre eles o meio-campista Daniel Costa que disputou o Paulistão pelo São Bento, para ser comandado pelo técnico português Daniel Neri (foto). O time inicia a trajetória na competição contra o Goiás no Castelão.

Vasco da Gama


Mesmo com um bom começo no Campeonato Brasileiro de 2020 e sendo líder da tabela de classificação nas primeiras rodadas, a equipe da Cruz de Malta regrediu bruscamente de rendimento e acabou rebaixado para a segunda divisão deste ano. Com a queda, o Vasco chegou a marca de 4 descensos e se tornou a equipe com mais rebaixamento entre os maiores do futebol brasileiro. Apesar da má campanha, jogadores como os zagueiros Leandro Castán e Ricardo Graça e o artilheiro do time carioca na temporada passada Germán Cano, permaneceram no Rio de Janeiro para defenderem as cores do clube em 2021. Já atletas, como o meia central Martín Benítez e o ponta esquerda e centroavante Talles Magno, deixaram o clube recentemente. Vale lembrar que mesmo com a situação financeira delicada, o clube carioca conseguiu contratar jogadores renomados no futebol brasileiro, como o goleiro Vanderlei (foto), lateral direito Zeca e o meia Marquinhos Gabriel para reforçarem o time de São Januário.

Vitória


Após uma temporada difícil na Série B de 2020, o Vitória conseguiu escapar do rebaixamento para a terceira divisão do futebol brasileiro na reta final da competição. Para a disputa da edição deste ano, o time rubro-negro baiano conseguiu manter jogadores importantes para a manutenção do clube na divisão de acesso para a elite do futebol brasileiro. O goleiro Ronaldo (foto), o zagueiro Wallace ex-Flamengo, o volante Fernando Neto e o ponta esquerda David são exemplos de remanescentes do elenco de 2020. Nesta temporada, o clube vem com o objetivo de não dar sustos em sua torcida como nos últimos anos e brigar por coisas maiores na segunda divisão em 2021.

Vila Nova


Após bela campanha na Série C da última temporada, o Tigre foi coroado com o tricampeonato da competição. A equipe de Goiânia conseguiu a manutenção de peças importantes no retorno do clube a Série B deste ano. O goleiro Fabrício, o zagueiro Rafael Donato (foto) e o centroavante Henan permaneceram no clube para disputar mais um campeonato de nível nacional com a camisa do Vila Nova e tentar buscar o quinto acesso do clube à elite do futebol brasileiro. Vale lembrar que o time vem de um decepção: perder o título goiano, que não vinha desde 2005, para o modesto Grêmio Anápolis.


Regulamento

Chapecoense foi campeã na edição de 2020

A Série B é disputada por 20 clubes no sistema de ida e volta por pontos corridos. Em cada turno, os times jogam entre si uma única vez. Os jogos do primeiro turno são realizados na mesma ordem no segundo turno, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão o time que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas. Ao final, os quatro primeiros times ascendem para a Série A de 2022, da mesma forma que os quatro últimos serão rebaixados para a Série C do ano seguinte. O campeão ingressará diretamente na terceira fase da Copa do Brasil de 2022.

Confira aqui a tabela completa da competição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações