Cinco brasileiros que conquistaram a Chuteira de Ouro da Liga Espanhola

Foto: divulgação

Ronaldo foi Chuteira de Ouro em La Liga na temporada 1996-1997

As melhores equipes da La Liga espanhola tiveram seu grupo de brasileiros de alto nível ao longo dos anos. Muitos deles fizeram com que seus respectivos times valessem muito mais a pena torcer para eles - especialmente aqueles que marcaram gols por diversão. Ao todo, cinco brasileiros conquistaram a Chuteira de Ouro da primeira divisão espanhola, então, sem mais demora, vamos dar uma olhada nesses grandes atacantes.

Waldo – 1966-67

Apesar de marcar incríveis 457 gols em 638 jogos, Waldo jogou apenas cinco vezes pela Seleção do Brasil, marcando duas vezes. Foi no Fluminense que se destacou, marcando 319 gols em 403 jogos. De lá, ele se mudou para o Valência, e em 216 partidas, ele marcou 115 vezes. Foi na temporada 1966-67 que o atacante conquistou a Chuteira de Ouro ao marcar 24 gols em 30 jogos do campeonato.

Baltazar – 1988-89

Passaram-se mais de 20 anos antes de outro brasileiro colocar as mãos na Chuteira de Ouro da primeira divisão espanhola, e esse homem foi Baltazar, do Atlético de Madrid. O Atléti comprou o atacante do Celta de Vigo e ele se tornou um sucesso instantâneo para a equipe, marcando 35 gols em 26 jogos da La Liga. Sem surpresa, isso foi o suficiente para lhe render o prêmio de artilheiro da temporada 1988-89. Baltazar marcou mais 18 gols na temporada seguinte antes de ser vendido ao Porto.

Bebeto – 1992-93

Não demorou muito para que outro brasileiro fosse o recebedor do prêmio novamente, quando Bebeto levou a Chuteira de Ouro em 1992-93. O atacante transferiu-se do Vasco da Gama para o Deportivo La Coruña em 1992 e, em sua primeira temporada de futebol na Espanha, conquistou a Chuteira de Ouro. Bebeto, que sempre ajudou o Brasil na lista de palpites diários da Copa América, marcou 29 vezes em 37 jogos naquela temporada. Depois de marcar 16 gols em duas temporadas consecutivas, o atacante esteve muito perto de igualar sua marca na primeira temporada, mas ficou aquém, com 25.

Romário – 1993-94

Em 1993-94, a Chuteira de Ouro Espanhola foi conquistada consecutivamente pelos brasileiros pela primeira vez em sua história e, até hoje, foi a única vez que isso aconteceu. Romário havia se destacado no PSV Eindhoven, marcando 98 gols em 110 jogos no campeonato, e quando se transferiu para o Barcelona e essa capacidade goleadora o acompanhou. Bem, para sua primeira temporada no Camp Nou de qualquer maneira. Romário marcou 30 vezes em 33 jogos da La Liga ao conquistar a Chuteira de Ouro. No entanto, seu estilo de vida festeiro causou rixas com o técnico Johan Cruyff e isso trouxe um fim abrupto para seu tempo no Barça.

Ronaldo – 1996-97

Ronaldo é mais um produto do PSV que fez sucesso com o Barcelona. Em sua única temporada no clube catalão antes de ser vendido ao Inter de Milão, Ronaldo marcou 34 gols em 37 jogos para ganhar a Chuteira de Ouro e um total de 47 gols em 49 partidas para conquistar a Chuteira de Ouro Europeia. Quando o atacante, que sempre ajudou seus torcedores a se divertir com as apostas na Copa América, voltou à Espanha, assinando com o Real Madrid depois de cinco temporadas na Itália, conquistou a Chuteira de Ouro pela segunda vez, marcando 23 gols em 31 jogos pelo Los Blancos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações