Brasileirão Série C 2021 começa neste sábado

Por Kauan Sousa, Lucas Paes, Ricardo Pilotto e Victor de Andrade


Tem início neste sábado, dia 29, a edição de 2021 do Campeonato Brasileiro da Série C. São 20 clubes na disputa da competição, que tem a mesma fórmula dos anos anteriores, com dois grupos de 10 na primeira fase, com quatro equipes de cada chave avançando para a etapa seguinte. Quatro equipes sobem para a Série B e outras quatro caem para a C.

Conheça os times:

Grupo A

Altos


Atual campeão piauiense em 2021, o Jacaré chega a terceira divisão como recém promovido da Série D do Campeonato Brasileiro 2020. A equipe nordestina manteve jogadores como o goleiro Fábio, zagueiro e lateral esquerdo Rafael Araújo (foto), o volante Ray e o centroavante Betinho, ex-Palmeiras, que fizeram parte do elenco que conseguiu o acesso para a atual edição da Série C. Em contrapartida, perdeu o meia e ponta direita Alex Mineiro que foi emprestado ao Rio Branco-PR e o centroavante e ponta direita Jânio, que foi para o Parnahyba. O time da Manga Mecânica vem em busca do segundo acesso consecutivo e manter o sonho de chegar a elite do futebol brasileiro nos próximos anos.

Botafogo da Paraíba


Vindo de uma temporada conturbada e muito difícil na última edição do Brasileirão Série C, o Alvinegro da Estrela Vermelha correu riscos de cair para a quarta divisão do futebol nacional na última temporada, terminando um ponto a frente da zona de rebaixamento. O time do Belo conseguiu a manutenção de atletas como o arqueiro Felipe (foto), ex-Corinthians e Flamengo, o volante Rogério e o meia Juninho. O Botafogo também reforçou o seu plantel contratando jogadores como o zagueiro Rodrigo Ramos, o lateral esquerda Gabriel Araújo e o centroavante Ramon Tanque para tentar fazer um campeonato melhor neste ano.

Ferroviário


Depois de chegar na semifinal do cearense, o Ferrão tem caras novas para a estreia na Série C. O atacante Wesley Pimbinha (foto), o Paulista, goleiro Rafael, zagueiro Donato, meia Marcos Vinícius e centroavante Thiago Aperibé estão à disposição da equipe. No início da semana, a diretoria coral renovou contratos com o volante Sousa Tibiri e o zagueiro Yuri até o fim da temporada, já o zagueiro João Pedro teve o período mais estendido até dezembro 2022.

Floresta


Com o recente acesso para a Série C, o Verdão da Vila vai em busca de mais um acesso em sua história. A equipe cearense foi vice campeã da última edição da Série D, já que acabou perdendo a grande decisão para o Mirassol. Para a disputa da terceira divisão da atual temporada, o Floresta manteve peças importantes para o clube no acesso como o lateral direito Lito, os volantes Thalison e Marconi juntos com o meia Arilson. O Lobo da Vila Manoel Sátiro também reforçou o seu elenco com a aquisição do goleiro Tony, o zagueiro Edimar, o ponta direita Elielton e o centroavante Alison Mira.


Jacuipense


O Jacuipense anunciou vários reforços para a disputa da Série C. O Leão do Sisal acertou as contratações do volante Darlan, o meia Renato Henrique e o atacante Luan, além de Bruninho, Jean e o lateral Gedeilson. Os jogadores já trabalham com o elenco comandado por Jonilson Veloso (foto).

Manaus


Depois de conquistar mais um estadual, o Manaus trocou de comandante e terá Marcelo Martelotte (foto), que estava no Taubaté, como treinador, que entrou no lugar de Luizinho Lopes. Diego Rosa e Phillip são dois dos destaques da equipe, que enfrenta o Santa Cruz na estreia da competição.

Paysandu


Depois de deixar escapar o acesso 2020, o ficando na quarta e última colocação do seu grupo na segunda fase da última Serie C, o Paysandu vem para a competição nacional com a motivação de ter vencido o estadual no último domingo, após uma virada histórica contra o Tuna, mas também com uma eliminação na segunda fase da Copa do Brasil, onde perdeu para o CRB. O Paysandu terá a mesma base do elenco campeão do Parazao para disputar a Série C e será comandado por Vinicius Estrópio, após a demissão do Itamar Schulle.

Santa Cruz


Depois de fazer boa campanha na última temporada e quase conseguir o acesso para a Série B, o Santa Cruz vai em busca de mais um bom desempenho para deixar mais vivo o sonho retornar à elite do futebol brasileiro nos anos seguintes. O Tricolor de Pernambuco vem com a mesma base do time do último ano e ficou com jogadores como o goleiro Jordan, os zagueiros Ítalo Melo William Alves, o volante Caetano, o meia atacante Chiquinho (foto) e o centroavante Léo Gaúcho. Por outro lado, o time pernambucano não conta mais com o arqueiro Carlos Miguel que estava emprestado pelo Internacional, o zagueiro Feliphe Gabriel que foi para o Capivariano e o atacante Patrick Nonato que se mudou para o URT.


Tombense


Na quinta colocação do Grupo B em 2020, o Tombense vem para a Série C 2021, após um bom primeiro semestre no campeonato mineiro, onde foi eliminado para o finalista Atlético-MG na semifinal. O time de Minas Gerais tenta o acesso inédito a Série B nessa temporada e conta com a mesma base do mineiro com o destaque do estadual Keké e o lateral esquerdo João Paulo, ex-Bahia e Fluminense.

Volta Redonda


Dono de uma campanha apenas mediana em 2020, o Voltaço foi até as semifinais do Campeonato Carioca, onde caiu para o campeão Flamengo. Sem nenhum grande nome no elenco, o time ainda perdeu o destaque Alef Manga para o Goiás. A briga dos cariocas tende a ser por uma vaga na segunda fase da competição e a permanência na Serie C já é um bom negócio para os aurinegros.

Grupo B

Botafogo de Ribeirão Preto


Rebaixado na série B em 2020, após a 19ª colocação, o Botafogo vem para a série C 2021, após uma fraca campanha no Paulistão, onde ficou em último de seu grupo com 12 pontos e uma eliminação nas quartas de final do Troféu do Interior, contra a Ponte Preta, nos pênaltis. Na busca da volta para a Série B, o time do interior de São Paulo será comandado pelo técnico Argel Fuchs que chegou no time em abril e recentemente renovou o seu contrato até maio de 2022, além do reforço de “peso” para o ataque, o jogador Walter (foto), com passagens pelo Goiás, Athletico Paranaense, após deixar o Vitória sem jogar uma partida e fazer o Paulistão pelo rebaixado São Caetano.

Criciúma


Vivendo um dos momentos mais delicados de sua história, o Tigre Carvoeiro terá de agradecer a todas as entidades sagradas imagináveis se conseguir se manter na Série C. O ano do tricolor começou com um vexatório rebaixamento no estadual que derrubou o treinador Hemerson Maria e agora Paulo Baier (foto) chega para tentar amenizar as tensões numa equipe que tem poucos destaques positivos. Inicialmente, se o Criciúma ficar na Série C o ano não terá sido um desastre completo.


Figueirense


De olho na Série C, o Figueirense anunciou a contratação de três jogadores: Dener, Rayne e Guilherme Garré. O trio treina sob o comando de Jorginho e aguarda a regularização no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Além deles, os atacantes Diego Tavares e Bruno Paraíba foram oficializados como reforços, mas o Alvinegro confirmou também a saída de três jogadores: o zagueiro Felipe Gregório, o meia Marllon e o atacante Gabriel.

Ituano


Depois de um Paulistão com altos e baixos, o Ituano esperar fazer um bom Campeonato Brasileiro da Série C de 2021. O treinador Vinicius Bergantin deve lançar alguns jovens que já foram testados no estadual, como Felipe Fonseca e Aluísio, ambos de 17 anos. Alguns com o final de contrato saíram. Outros jogadores tiveram vínculos renovados.

Mirassol


Clube com uma das administrações mais competentes do país, o Mirassol vive um elogiável processo de estruturação nos últimos anos e não chegou na Série C a toa. Neste ano, o Leão chegou na semifinal do Paulistão, passando inclusive na liderança do grupo do Santos e parou no campeão São Paulo nas semifinais. Na Série C, a tendência é que os paulistas briguem por uma vaga na segunda fase da competição.

Novorizontino


Na primeira colocação em seu grupo da Série D 2020, o Novorizontino, conseguiu o acesso para Série C, sendo eliminado na semifinal da competição pelo Floresta. O time chega para a Serie C 2021, após ser deixar o campeonato paulista na fase de grupos e ser campeão do Troféu do Interior, vencendo a Ponte Preta na final. O elenco será comandado pelo técnico Léo Condé (foto) que renovou com o clube até 2022 e terá o reforço do zagueiro Pedro para a disputa do campeonato nacional.


Oeste


Na última colocação da Série B 2020, mesmo ano em que foi rebaixado da elite do futebol paulista, o Oeste vem para a Serie C 2021 depois de fazer uma boa campanha na série A2 do Paulistão 2021, brigar pelo acesso no estadual, mas perdê-lo para o São Bernardo FC. O time iniciará a sua trajetória no campeonato nacional dois dias depois da segunda semifinal do estadual e contará em sua campanha com a promessa Kauã Jesus (foto), o jogador mais jovem da história do Rubrão a fazer gol no time profissional.

Paraná


Os paranistas viveram o pesadelo do rebaixamento a Série C em 2021, poucos anos depois de viverem o sonho do retorno à Série A do Brasileiro. O ano de 2021 tem sido acima de tudo de reconstrução e o Tricolor faz uma boa campanha no Campeonato Paranaense, estando nas semifinais. No elenco, nomes pouco conhecidos como Gustavinho, artilheiro da equipe até aqui, se juntam a jogadores como Maxi Rodriguez (foto), ex-Grêmio. Os paranistas devem brigar pelo acesso.

São José-RS


Após uma boa campanha no Campeonato Gaúcho deste ano, terminando na sexta colocação com apenas dois pontos a menos do que o último classificado para o mata mata, o Zeca vai em busca do acesso para a Série B, já que na última edição a equipe teve dificuldades para se manter na terceira divisão. O time do Sul conseguiu manter jogadores como o goleiro Fábio, o zagueiro Bruno Jesus, o meia Crystopher e o ponta esquerda Cláudio Maradona (foto). Além das manutenções importantes, conseguiu também adquirir jogadores experientes como o lateral esquerda Anderson Pico, o volante Tiago Ulisses e o meia Davis.

Ypiranga de Erechim


Dono de uma campanha boa em 2020, quando passou perto do acesso, o Ypiranga fez um campeonato gaúcho razoável, perdendo porém a classificação nos momentos finais e agora busca rentar melhorar a ótima campanha feita no ano anterior. Para isso, os gaúchos terão de superar a perda do destaque Caprini, que reforçou o Londrina. O Ypiranga deve lutar por uma vaga na segunda fase da competição e tem condições de brigar novamente pelo acesso.


Regulamento


A competição é disputada por 20 clubes, divididos em dois grupos: Grupo A e Grupo B. Em cada chave, os times se enfrentam duas vezes – jogos de ida e volta – totalizando 18 rodadas, com os quatro melhores de cada grupo avançando para a fase seguinte. As duas piores equipes de cada chave serão rebaixadas para a Série D de 2022.

Na fase seguinte, os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro times. Os dois melhores classificados de cada grupo serão promovidos à Série B de 2022, enquanto o melhor time de cada chave avança à final. Com isso foi abolida a fase final em eliminatória simples, com quartas de final, semifinal e final que estava em vigor desde 2012.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações