A passagem de Sicupira pelo Corinthians

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo


Sicupira jogou um Brasileirão no Corinthians

Barcímio Sicupira Júnior, mais conhecido pelo sobrenome Sicupira foi, dentro de campo, um dos grandes jogadores da história do futebol paranaense. Completando 77 anos neste dia 10, o meio-campista foi durante sua carreira um dos maiores, se não o maior ídolo da história do Athletico Paranaense, mas ficou conhecido ao longo de sua trajetória como "Rei das Bicicletas". Em 1972, chegou por empréstimo ao Corinthians.

O Timão, que na época amargurava ainda um jejum de títulos, tinha em seu elenco nomes como Rivellino, Zé Maria, Ado e outros bons jogadores. A chegada de Sicupira adicionou ainda mais qualidade ao bom elenco do time. Eles entraram como um dos favoritos na disputa daquele Campeonato Brasileiro, que era a competição que o paranaense disputaria.

Estreou já em Outubro, numa época onde o Brasileirão era mais curto do que atualmente, pelo menos em datas. Como era uma de suas marcas registradas, começou sua trajetória no Corinthians marcando gol, diante da Lusa, no Pacaembu. O jogo terminou empatado em 1 a 1, no distante dia primeiro de outubro daquele ano de 1972.

Na segunda partida pelo Timão, jogando contra o Santa Cruz, no Mundão do Arruda, marcou um dos três gols alvinegros diante do Tricolor Coral, num eletrizante empate por 3 a 3. Seguiu sendo titular do time e tendo contribuições importantes, porém só voltaria a marcar gol em Novembro, em uma vitória por 3 a 0 sobre o ABC, em Natal. Naquele momento a primeira fase entrava nos seus momentos decisivos.


Seu gol mais importante pelo Alvinegro do Parque São Jorge, porém, veio na partida diante do Ceará, no Pacaembu. Precisando da vitória para se garantir nas semifinais, os corintianos sofreram, mas o gol de Sicupira garantiu a vaga do time na semifinal da competição. Lá, o Corinthians acabaria parando no Botafogo, que venceu o Timão,  por 2 a 1, no Maracanã.

Deixou o clube paulista ao fim do Campeonato Brasileiro. Atuou num total de 22 partidas pelo Corinthians, marcando quatro gols. Voltaria a atuar pelo Athletico Paranaense, onde se aposentou em 1975, com apenas 31 anos. Ainda é, até hoje, o maior artilheiro da história do Furacão, com 156 gols marcados pelo clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações