A passagem de Alex Dias pelo futebol francês

Por Ricardo Pilotto
Fotos: arquivo

Foram duas passagens do atacante pelo Saint-Étienne

Nesta quarta-feira, dia 26 de maio de 2021, Alex Dias de Almeida, popularmente conhecido apenas como Alex Dias, completa 48 anos de idade. O atacante esteve na França por quatro temporadas, jogando pelo Saint-Étienne e pelo Paris Saint-Germain.

Após ser revelado pelo Clube do Remo, jogar no Boavista de Portugal e no Goiás, Alex recebeu uma proposta para voltar ao futebol europeu. O time interessado no futebol do brasileiro desta vez era o Saint-Étienne, da França. Em 1999-2000, chegou ao time Vert et Blanc, para disputar o campeonato francês pela primeira vez em sua carreira.

A chegada de Alex Dias ao futebol francês e primeira passagem pelo Saint-Étienne - Apesar da dificuldade para se adaptar a cultura francesa e o idioma local, Alex Dias teve um bom aproveitamento em sua primeira temporada com a camisa verde e branca. Em 1999-2000, o brasileiro atuou em 32 jogos e marcou 16 gols, tendo uma média de 0,52 tentos por partidas disputadas. A equipe do Saint-Étienne terminou na sexta colocação na tabela de classificação do campeonato nacional. Nesta edição, a principal divisão do campeonato francês ainda era disputado por 18 times.

Quando o jogador esteve no Paris Saint-Germain

Na temporada seguinte, ainda atuando no time da região de Ródano-Alpes, o atacante brasileiro não conseguiu repetir mesmas atuações que teve no último campeonato. Jogou 26 partida e contribuiu com 4 para o time. Ao fim das 34 rodadas, a equipe do Saint-Étienne confirmou a péssima campanha e acabou rebaixado para a segunda divisão do futebol francês. Após a conclusão da temporada, Alex Dias rumou para o Paris Saint-Germain na metade do ano de 2001.

A ida ao Paris Saint-Germain - Depois do descenso junto ao Saint- Étienne para a segunda divisão francesa, o atacante brasileiro foi a capital francesa para defender as cores do Paris Saint-Germain na temporada 2001-2002. Na equipe parisiense, Alex Dias encontrou Ronaldinho Gaúcho e Aloisio, tendo a oportunidade de jogar com seus compatriotas em seu terceiro ano no futebol da França. Pela equipe azul e vermelha, o atleta jogou 28 partidas e contribuiu para o time da capital fazendo 3 gols ao longo da passagem. A equipe terminou na quarta colocação e se classificou para a primeira eliminatória da Taça UEFA da temporada seguinte.

O retorno ao Saint-Étienne - Após passar uma temporada fora do clube, Alex Dias voltou ao time verde e branco. Neste ano, o Saint-Étienne ainda se encontrava na segunda divisão francesa. Atuou em 31 jogos e contribuiu com 6 tentos, mas mesmo assim, não foi suficiente para levar o time de volta a elite do futebol nacional.

Na sequência de sua carreira, ainda jogaria em clubes importantes do futebol brasileiro como Cruzeiro, São Paulo, Vasco da Gama e Fluminense. Alex Dias também atuou com camisas de times como Goiás e America-RJ. Em 2015, o atacante encerrou a carreira como jogador de futebol profissional no Fernandópolis.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações