A bola vai rolar para o Brasileirão 2021 a partir deste sábado

Por Victor de Andrade, Ricardo Pilotto, Lucas Paes e Kauan Sousa


Todos contra o Flamengo! Este é o lema do Campeonato Brasilerio Série A de 2021. O Rubro Negro é o atual bicampeão da competição e quer o tri. Porém, Atlético Mineiro, Palmeiras e São Paulo pintar como principais rivais. Outro destaque é a estreia do Cuiabá na elite do Futebol Nacional.

Confira como vem os 20 clubes:

América Mineiro

Alan Ruschel com a camisa do América-MG — Foto: Mourão Panda / América

Vice-Campeão da série b 2020, depois de uma ótima temporada sob o comando do técnico Lisca, o América-MG volta para a elite do Brasileirão com grandes expectativas, tendo a continuação do trabalho do tecnico, que inclusive é o treinador da série A a mais tempo no cargo, além de ter feito um bom início de ano, chegando na final do campeonato mineiro e sendo derrotado pelo Atlético-MG, clube com um investimento bem maior e ter perdido apenas nos pênaltis. Também está vivo na Copa do Brasil, competição que enfrentará o Criciúma pela terceira fase. Para o Brasileirao a pretensão do time não é apenas brigar para não cair, mas também buscar classificação para campeonatos sul-americanos, para isso o time contará com o lateral Alan Ruschel (foto) que chega por empréstimo do Cruzeiro para defender o time.

Athletico Paranaense


O Furacão viveu um 2020 mais modesto depois do título da Copa do Brasil no ano de 2019, mas até aqui tem vivido alguma melhora, fazendo uma campanha boa na Sul-Americana. Os destaques do time até aqui são Vitinho e Guilherme Bissoli (foto). No elenco, o rubro-negro conta com nomes interessantes, como o goleiro Santos e o zagueiro Thiago Heleno. A tendência é que o clube fique no meio da tabela, podendo talvez buscar uma vaga na Libertadores.

Atlético Goianiense


A equipe do Dragão vê de uma boa campanha na Série A do Campeonato Brasileiro de 2020. O time goiano terminou na 13ª colocação na temporada passada, conseguindo uma vaga para disputar a Copa Conmebol Sul-Americana de 2021. Perdeu Chico, um de seus maiores destaques do clube na última edição. Por outro lado, manteve atletas como o atacante Zé Roberto. O rubro negro também contará com o ponta esquerda Arthur Gomes (foto), vindo do Santos e o ponta direita Janderson do Corinthians, que ficará por mais um ano no time.

Atlético Mineiro


Em 2020, sob o comando de Jorge Sampaoli e com bastante investimento, o Atlético Mineiro brigou grande parte do campeonato pelo título, mas terminou na terceira colocação. Em 2021 o galo vem para o Brasileirão, após um ótimo início de ano em relação aos números, o time foi campeão Mineiro e tem a melhor campanha da Libertadores, o futebol apresentado é contestado e o técnico Cuca, vem sendo criticado, mas a expectativa para a competição nacional é grande, até por conta do grande investimento do clube que trouxe nomes como Hulk (foto) e Nacho Fernandez, destaque desde quando chegou em Minas Gerais, para reforçar o elenco que já era forte em 2020.


Bahia


Após uma temporada difícil e terminar com apenas três pontos de distância da zona de rebaixamento para a Série B do Brasileirão, o atual campeão da Copa do Nordeste conseguiu manter grande parte dos jogadores que fizeram parte do elenco no último campeonato. O goleiro Douglas Friedrich, o lateral direita Nino Paraíba, o meia Rodriguinho e o centroavante Gilberto (foto) são exemplos de atletas que vestirão a camisa do Tricolor de Aço. Nomes como Elias e Fernandão, que disputaram a última edição, não estão mais no plantel do time baiano.

Ceará


Vivendo um constante crescimento sob o comando de Guto Ferreira, o Ceará, que conseguiu segurar Vina (foto), chegou na final da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense, mas perdeu os dois títulos. Organizado e cada vez melhor, a tendência é que o Vozão consiga desempenhar ainda mais neste ano de 2021. Além do já citado Vina, Saulo Mineiro vive grande momento e Felipe Vizeu e Mendoza também vem feito boas partidas.

Chapecoense


Campeã da série B 2020, brigando até o final com o America-MG, a Chapecoense volta para a Serie A do Brasileirão, após um início de temporada brigando pelo título do campeonato catarinense, onde perdeu para o Avaí, jogo que deixou o técnico Mozart contestado para a continuação da temporada e ele acabou caindo antes do início da competição. Na Copa do Brasil o time está na terceira fase e enfrentará o ABC. Com o objetivo inicial de permanecer na Série A, a Chapecoense inicia sua trajetória contra o Red Bull Bragantino, na Arena Conda.

Corinthians


Em 2020 o Corinthians brigou uma boa parte do campeonato brasileiro para não cair, com a chegada do Vagner Mancini o time melhorou a performance e acabou na 12ª colocação do campeonato, posição em que deu vaga para o timão na Sul-americana em 2021. Na Sul-americana deste ano o Corinthians foi eliminado na fase de grupos com duas rodadas de antecedência, no Paulistão o time foi eliminado na semifinal para o rival Palmeiras. As duas eliminações neste ano resultaram na demissão do técnico Mancini. O time alvinegro vem para o Brasileirão 2021 com o peso de duas eliminações na temporada e um técnico novo, o ex-lateral esquerdo Sylvinho (foto), após a recusa de Renato Gaúcho para assumir o cargo.


Cuiabá


Vindo de uma boa campanha na Série B na temporada passada terminando na quarta colocação, o Cuiabá disputará a elite do futebol brasileiro pela primeira vez em seus 19 anos dehistória. Além de manter no time jogadores importantes para o acesso como o goleiro João Carlos, o meio campista Rafael Gava e o centroavante Élton, o time auriverde contratou atletas renomados como Walter (foto), ex-goleiro do Corinthians, o zagueiro Paulão e o atacante Clayson.

Flamengo


Atual bicampeão brasileiro, o Flamengo entra novamente como favorito ao título. O rubro-negro pode não ter o mesmo desempenho assustador sob o comando de Ceni, mas ainda tem o melhor elenco do país, tem o melhor jogador em solo nacional (Gabriel Barbosa) e ainda possui as melhores peças em nível nacional nos mais diversos setores. Pelo time que possuí, entra como favorito novamente, mas a perda de Gérson (foto), que ao que tudo indica irá para ou Mairselle ou Real Madrid, poderá afetar o desempenho rubro-negro. É favorito ao título.

Fluminense


Em uma campanha surpreendente em 2020, terminando na quinta colocação o Fluminense garantiu vaga direta para a Libertadores deste ano, sob o comando do técnico Odair Hellmann que deixou o clube. Em 2021 o Tricolor carioca continua bem sendo comandado por Roger Machado. O time chegou na final do Campeonato Carioca, onde perdeu para o Flamengo, mas vem para o Brasileirão 2021 com a empolgação de ter feito uma ótima fase de grupos na Libertadores, inclusive, vencendo o River Plate na Argentina e com a experiência de Fred e Nenê, com a juventude e qualidade de Kayky (foto), uma das maiores promessas do futebol brasileiro atual.

Fortaleza


Claudicante no ano passado, o Tricolor viveu grande melhor sob o comando do argentino Vojvoda e acabou garantindo o título estadual em cima do maior rival. Na Copa do Nordeste, porém, o Leão do Pici ficou pelo caminho na semifinal, contra o Bahia. O Tricolor ainda tem como grande destaque o goleiraço Felipe Alves (foto), um dos melhores do país, que é quem tentará evitar o rebaixamento, já que a briga do Fortaleza deve ser essa.


Grêmio


Outro dos que entra como favorito direto ao título. O Imortal Tricolor perdeu Renato Gaúcho no início do ano, após uma vexatória desclassificação na fase preliminar da Libertadores, mas desde a chegada de Thiago Nunes o tricolor passou a voar e vive um desempenho absurdo. Pepê, Ferreirinha e Diego Souza seguem sendo os grandes destaques do Imortal, que ainda tem a volta de Douglas Costa (foto). Os gremistas podem e devem se permitir sonhar com a taça.

Internacional


Vice-campeão por muito pouco no ano passado, o Inter começa a competição machucado por mais um Gauchão perdido para o Grêmio. Classificado para as oitavas de final da Libertadores, tem no retorno de Taison (foto) a esperança para conduzir a equipe ao título sob o comando do espanhol Miguel Ángel Ramírez.

Juventude


Depois de mais de 13 anos fora da Série A do Brasileirão, o time alviverde de Caxias do Sul está de volta a elite. Após uma boa campanha na Série B, a equipe gaúcha conseguiu manter em seu elenco atletas como o goleiro Marcelo Carné, o zagueiro Kelvin, o meio campista Wagner, o volante João Paulo e o ponta esquerda Matheuzinho. O Juve ainda reforçou o time com contratações de jogadores como Victor Ramos (foto), ex-zagueiro do Palmeiras, Chico ex-meia atacante do Atlético-GO e o volante Matheus Jesus, que chega por empréstimo do Red Bull Bragantino.

Palmeiras


O Palmeiras inicia o Brasileirão com um elenco repleto de boas opções. E isso vai se intensificar a partir de julho, com a volta de Dudu, maior ídolo da torcida nos últimos anos, e o possível retorno de Borja. O clube não perdeu nenhum jogador importante do grupo que conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil, inclusive o treinador português Abel Ferreira (foto).


Red Bull Bragantino


O Bragantino manteve o elenco que disputou o Brasileirão passado e contratou algumas peças para a temporada, como Gabriel Novaes e Natan. O meia Claudinho (foto), Bola de Ouro da ESPN e um dos melhores no prêmio da CBF, segue como o principal jogador da equipe. Léo Ortiz, Raul e Helinho também estão entre os destaques.

Santos


Mesmo vivendo uma temporada turbulenta e com diversos problemas financeiros, o Santos vem para a nova edição do Brasileirão como o atual vice campeão da Libertadores. O péssimo momento vivido pelo alvinegro da Vila Belmiro, já culminou com a saída de Ariel Holán que foi contratado no início da temporada, mas não resistiu a eliminação na primeira fase do campeonato estadual de 2021. A equipe santista perdeu jogadores importantes ao final da temporada passada como o volante Diego Pituca que foi para o Kashima Antlers, o ponta esquerda Yeferson Soteldo que foi negociado com o Toronto FC e o zagueiro Lucas Veríssimo, que rumou a Portugal para defender as cores do Benfica. Por outro lado, o zagueiro Luan Perez (foto), o lateral esquerdo Felipe Jonathan, o lateral direito Pará e o ponta direita Marinho ficaram no clube para defender a camisa do time da Baixada Santista.

São Paulo


Embalado pelo título paulista, o São Paulo se reforçou com o meia argentino Rigoni. Ao todo são sete novos nomes em comparação a 2020, incluindo peças importantes como Miranda e Benítez. O grande alicerce do time segue sendo Daniel Alves (foto), agora de volta à ala direita sob o comando do argentino Hernan Crespo.

Sport


Pior ataque do último Campeonato Brasileiro, com apenas 31 gols em 38 jogos, o Sport foi ao mercado reforçar o sistema ofensivo e acertou a contratação de nomes como André (foto), Everaldo, Neílton e Tréllez. No setor defensivo, Adryelson deixou o clube, mas Sabino, que jogou a última Série A pelo Coritiba, chegou para substituí-lo.


Regulamento

Flamengo foi o campeão em 2020

A Série A de 2021 é disputada por vinte clubes em dois turnos. Em cada turno, todos os times jogam entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão brasileiro o time que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas. Ao final da competição, os seis primeiros times se classificam à Copa Libertadores de 2022, os seis clubes subsequentes se classificam à Copa Sul-Americana de 2022, e os quatro últimos serão rebaixados para a Série B do ano seguinte. O campeão se classificará para a Supercopa do Brasil de 2022.

Introduzido em 2019, o árbitro assistente de vídeo ou VAR (do inglês Video Assistant Referee), estará disponível em todas as 380 partidas do campeonato, tendo seus custos com tecnologia e infraestrutura pagos pela Confederação Brasileira de Futebol. Esse será o primeiro Campeonato Brasileiro com limite de troca de técnicos, com duas mudanças possíveis.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações