Zequinha, do Coritiba, e o primeiro gol da história do Pacaembu

Com informações da Banda B
Foto: arquivo

Palmeiras e Coritiba foi o primeiro jogo da história do Pacaembu

Há exatamente 81 anos. Em um dia 28 de abril como hoje, em 1940, o Estádio Municipal do Pacaembu recebia sua primeira partida da história. O local, que posteriormente ganharia o nome de Paulo Machado de Carvalho, era inaugurado como ‘maior e mais moderno’ estádio da América Latina. E o Coritiba faz parte desta história. Foi de Zequinha, jogador do Coxa, o primeiro gol marcado no local.

Com capacidade para 70 mil pessoas, o Pacaembu foi inaugurado um dia antes, com algumas festividades incluindo um desfile e uma banda marcial. No dia seguinte, rolou a bola pela primeira vez para uma partida entre o Palestra Itália (Palmeiras) e o Coritiba. Quem abriu o placar e balançou pela primeira vez as redes do então mais novo estádio brasileiro foi Zequinha. Ele entrou para a história como autor do primeiro gol do Pacaembu. O gol, no entanto, não evitou a virada do Palestra e a vitória por 6 a 2 do time paulista.

No jogo fundo, o Corinthians enfrentou o Atlético Mineiro, pois o Timão era a atração do momento, devido ao tricampeonato de 37, 38 e 39, o Timão venceu o Atlético Mineiro por 4 a 2. Neste dia tivemos um público pagante de 50 mil pessoas.

Apesar da derrota, o Verdão paranaense e Zequinha entraram para sempre na história do Estádio Pacaembu, que comemorou 76 ano. O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho seria palco de inúmeras conquistas dos grandes times de São Paulo, além de receber partidas dos Jogos Panamericanos de 1963 e da Copa do Mundo de 1950.


O estádio possui atualmente capacidade para quase 40 mil pessoas e é considerado a “segunda casa” dos times paulistas. O próprio Palmeiras, que inaugurou o local, assim como São Paulo e até o Santos mandam partidas no local. O Corinthians foi quem fez do Pacaembu sua “primeira casa” por muitos anos, antes da construção da Arena Corinthians.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações