Os seis meses sem vitória do Azulão

Por Ricardo Pilotto
Foto: Leonardo Lima / AD São Caetano

A última vitória foi contra o Joinville, em 18 de outubro de 2020

Seis meses! Imagine uma equipe que já foi campeã paulista, vice brasileira e da Libertadores ficando este tempo todo sem vitória. Mas isto está acontecendo com o São Caetano, que não consegue fazer três pontos desde o dia 18 de outubro de 2020, na vitória sobre o Joinville, por 2 a 1.

O estopim de todos os problemas do time do ABC foi durante a paralisação do futebol por conta da pandemia da Covid-19. O São Caetano passou por muita turbulência nos bastidores. A grave crise financeira que assombrava o clube desde a grande final da Copa Paulista de 2019, voltou ainda mais forte enquanto não tínhamos jogos. O clube chegou a desistir da vaga da Série D alegando problemas financeiros, mas duas semanas depois do anúncio da desistência, a diretoria resolveu voltar atrás em sua decisão e optou por disputar a competição.

Após seis meses sem entrar em campo, o time fez uma belíssima campanha no resto de Série A2 que ainda disputaria em 2020, conseguindo o acesso e sendo coroado com a taça de campeão. Mas foi a partir deste momento, que o São Caetano entrou de vez na maior crise de toda a sua história. Alguns dos principais jogadores que faziam parte da equipe que trouxe o terceiro título da Série A2 para a galeria do Azulão, saíram do clube de forma bastante conturbada.

Através de processos por falta de pagamento de salário, atletas como o goleiro Luiz Daniel, o zagueiro Sandoval, o meia Anderson Rosa e outros responsáveis pela volta do time a elite do futebol paulista, conseguiram se desvencilhar de seus contratos com o Pequeno Gigante. Nairo Ferreira de Souza, que havia se afastado do cargo de presidente após a conquista do título da Copa Paulista em 2019, voltou ao comando do clube. Com isso, os jogadores de todo o elenco que já haviam passado por problemas graves como ordem de despejo de apartamento no ano anterior, optaram por sair do clube para não passar por mais constrangimentos e humilhações.

Foi depois de tudo isso, que o São Caetano foi se enfraquecendo no decorrer de toda a Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. Em toda a campanha do azulão na competição, a equipe somou apenas seis pontos. Foram três empates, uma vitória e dez derrotas. O único triunfo em todo o campeonato foi diante do Joinville na 7ª rodada, no dia 18 de outubro de 2020. Neste jogo, o azulão perdia por 1 a 0 para a equipe catarinense e precisou de apenas 4 minutos para virar o jogo. Os gols do time do ABC foram marcados por Emerson aos 40 minutos, e Matheus Santos já perto dos descontos deu a vitória ao time. A partir desta data, o São Caetano coleciona 18 jogos sem vencer partidas oficiais.

De todas as 10 derrotas que o azulão colecionou no campeonato, o time chegou a ser goleado por 9 a 0 em partida contra o Pelotas no seu próprio estádio, perder de W.O. em jogo diante do Marcílio Días que seria realizado em Santa Catarina, mas a equipe sequer viajou em protesto a falta de pagamento de salários e ainda sofreria uma outra grande goleada por 6 a 0 do Caxias na última rodada. Com o péssimo aproveitamento, o azulão terminou com a 60ª campanha geral de todo o campeonato.

Desde o início deste ano, o clube continuou com seus problemas financeiros e encontrou muitas dificuldades para montar o time pra disputa do Paulistão deste ano. Com isso, juntou vários jogadores que ou não estavam sendo aproveitados em seus respectivos times ou buscavam a vitrine do campeonato paulista e viam a oportunidade de brilhar com a camisa do azulão. O clube chegou a especular contratações de jogadores como Ricardo Oliveira e Half, mas as negociações acabaram não indo para frente. Durante a competição do Paulistão, Fabinho Félix, ex-volante do Corinthians e do próprio São Caetano, responsável pela montagem do time, se desligou do clube do ABC. Não muito tempo depois, o lateral Tony rescindiu o seu contrato com o azulão.


O São Caetano também chegou a mudar o comando técnico durante o Paulistão deste ano. Após a derrota por 2 a 0 diante do Novorizontino no dia 14 de abril, em partida válida pela 5ª rodada do estadual, o azulão demitiu o treinador Wilson Júnior. Para seu lugar, o Pequeno Gigante trouxe Paulinho Mclaren. Desde sua chegada, a equipe empatou duas partidas e perdeu três.

Apesar dos resultados negativos, o time demonstrou muita vontade de em campo. Porém, esse fator não tem sido o suficiente para fazer com que o São Caetano consiga chegar a sua primeira vitória na competição. Neste momento da competição, azulão se encontra na lanterna da tabela de classificação, com apenas 3 pontos conquistados. Em 10 jogos disputados, o time do ABC acumula três empates e sete derrotas. Com isso, vê o rebaixamento para a Série A2 do próximo ano cada vez mais de perto.

O Pequeno Gigante ainda tem duas partidas para tentar permanecer na elite do futebol paulista. Ainda enfrentará a Inter de Limeira na próxima rodada em Limeira e encerra a sua participação contra a Ferroviária no Anacleto Campanella. Para permanecer na elite, o São Caetano precisa vencer os seus dois jogos restantes e ainda torcer por tropeços de seus concorrentes diretos contra o descenso na competição estadual. Portanto, a situação do time não é nada boa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações