O primeiro gol de bicicleta de Leônidas da Silva

Foto: arquivo

Leônidas começou no Bonsucesso

Leônidas da Silva foi, provavelmente, o primeiro grande gênio do futebol brasileiro. Ídolo das torcidas dos times por onde passou, o "Diamante Negro" brilhos nos gramados nas décadas de 30 e 40. Uma das jogadas características dele era a bicicleta e o primeiro gol marcado dessa forma no Brasil, por ele, foi em 24 de abril de 1932, em uma vitória do Bonsucesso contra o Carioca, por 5 a 2.

Antes de falar desta história, temos que salientar que, apesar de ter sido popularizada por Leônidas da Silva, não foi inventada por ele. Historiadores e esportistas afirmam que o inventor foi o espanhol naturalizado chileno Ramón Unzaga Asla. Ele teria marcado um gol de bicicleta contra a Argentina durante a Copa América de 1920.

No Chile, dizem que a primeira vez em que Unzaga utilizou do movimento para finalizar ao gol foi em 1914, defendendo o Club Atletico de Talcahuano. Por causa dele, a jogada foi batizada de “chilena”, e é assim que é chamada até hoje pela população de países de língua espanhola.

Porém, Leônidas fez com que a jogada ficasse mundialmente conhecida, o atacante executava a bicicleta com grande perfeição. O Diamante Negro, como era conhecido, deu a bicicleta pela primeira vez em 24 de abril de 1934, na partida entre Bonsucesso e Carioca. Leônidas fez seu primeiro gol assim quando tinha apenas 19 anos, dois anos antes de começar sua carreira internacional com a primeira convocação para a Seleção Brasileira.


Leônidas continuou a jogar em altíssimo nível, desfilando sua grande classe pelos gramados durante toda a carreira. Consolidou sua paternidade sobre a bicicleta muito graças à execução do lance na Copa de 1938, na França, gerando espanto e admiração em todo o mundo, dos que viram aos que ouviram a respeito.

O lance ficou imortalizado em uma foto em um jogo entre São Paulo e Juventus, no Pacaembu, em 1948, quando Leônidas da Silva já estava no final de carreira. Essa foto corre o mundo do futebol, mostrando um pouco da genialidade deste grande personagem do futebol brasileiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações