O Londrina campeão paranaense de 1992

Por Kauan Sousa
Foto: arquivo

O time do Londrina campeão paranaense de 1992

Neste dia 5 de abril de 2021, o Londrina Esporte Clube está completando 65 anos de história. O Tubarão é o clube do interior do estado com mais títulos do Campeonato Paranaense, sendo que o terceiro deles veio em 1992.

Fundado em 1956, o Londrina conquistou o sei primeiro título estadual em 1962. Após vencer a Série Norte da competição, enfrentou na fase final o Coritiba, campeão do Sul, e o Cambaraense, campeão do norte velho, e foi campeão do torneio.

O segundo título do Tubarão veio 18 anos depois, no ano de 1981. A conquista do Campeonato Paranaense daquela temporada veio em uma vitória contra o rival Grêmio Maringá, por 2 a 1, no Estádio do Café, campo em que o Londrina manda os seus principais jogos, já que tem também o Presidente Vargas.

O terceiro título estadual do Londrina veio na 78ª edição do estadual, em 1992. O campeonato com 20 times, quatro a menos que a edição anterior consagrou o Londrina campeão. Divididos em dois grupos, os times disputaram turno e returno na primeira fase, classificando os oito melhores times na classificação geral, entre eles o Londrina na quinta colocação. Na segunda fase os oito classificados foram divididos em dois grupos, onde os dois melhores de cada se classificavam.

No Grupo 1, o Londrina se classificou na segunda colocação, indo enfrentar o Atlético na semifinal. No primeiro jogo, o Tubarão venceu por 3 a 1, jogando em casa, e no jogo de volta perdeu por 2 a 0. A classificação veio classificação nos pênaltis.


Na final, foram três jogos para decidir o campeão do Paranaense de 1992 e o adversário foi o União Bandeirante. Todas as partidas foram disputadas no Estádio do Café, por conta do Estádio Comendador Luiz Meneguel, em Bandeirantes, casa do União, não atender a capacidade mínima para a final.

O primeiro jogo terminou 0 a 0 e o segundo 2 a 2. O título veio no terceiro jogo, com uma vitória por 1 a 0, do zagueiro João Neves. Em uma cobrança de falta na área, o jogador de cabeça balançou as redes, dando o terceiro caneco da elite estadual para o Londrina. No Campeonato, a equipe alviceleste disputou 30 partidas, venceu 11, empatou 15 e perdeu quatro. Após o título de 1992 o Londrina voltou a conquistar o estadual em 2014.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações