O início de Marinho na Portuguesa Santista - Um goleiro que virou zagueiro

Foto: Gazeta Press

Marinho em ação pela Briosa, em um clássico contra o Santos, em 1997

Neste 1º de Abril, o ex-zagueiro Marinho está completando 45 anos. Com passagens de sucesso por Guarani, Grêmio, Besiktas, Ponte Preta, Atlético Paranaense e Corinthians, o jogador iniciou sua carreira na Portuguesa Santista, mas com um detalhe: ele era goleiro!

Mário Custódio Nazaré nasceu em Santos, no dia 1º de Abril de 1976. Jogava futebol na praia e nos antigos campos da várzea do BNH, na Aparecida, local onde atualmente fica o Praiamar Shopping. Nestas partidas, Marinho atuava ou de zagueiro ou de goleiro. Além disso era ala de Handebol na equipe da Escola dos Andradas, uma das melhores da modalidade na região.


Pois entre essas partidas de Futebol e Handebol, ele acabou indo parar na Portuguesa Santista, mas como goleiro. E foi nesta posição, jogando com as mãos dentro da área, nos gramados, que ele começou a atuar na base da Briosa.

Em 1995, tudo mudou. Nos treinos recreativos, Marinho mostrava categoria jogando na linha e como era alto (1,85 m), a Comissão Técnica da base da Portuguesa Santista resolveu testá-lo como zagueiro. E deu certo! Logo ele virou um dos destaques da equipe.

Em 1996, prestes a fazer 20 anos, chegou a fazer parte do elenco que foi vice-campeão do Paulistão A2, que fez a Briosa voltar à elite do futebol estadual. Apesar de não ter tido chances, já que a equipe tinha os experientes Toninho Carlos e Fernando, além de Otacílio, que fez o gol do acesso, Marinho recebeu uma chance na base de um dos grandes: o Corinthians.

Marinho foi goleiro na base
(foto: arquivo Portuguesa Santista)

No Timão, Marinho fez parte do elenco que disputou a Copa São Paulo de Juniores de 1997. Acabou não ficando e retornou para a Portuguesa Santista, onde conquistou espaço no elenco principal que disputou o Paulistão A1 daquela temporada.

Foi em 1997 que Marinho estourou. Na terceira rodada do Paulistão, dia 19 de fevereiro, contra o Mogi Mirim, fora de casa, o zagueiro fez um gol de placa, passando por todo o time adversário. Este tento deu a vitória à Briosa naquela noite.

Com o passar da competição, o futebol de Marinho só crescia e ele acabou sendo cobiçado por clubes da Série A do Brasileiro. Acabou indo para o Guarani, junto com o meia Rodrigo (que depois receberia a alcunha de Beckham). Ao fim do Nacional, o Bugre acabou adquirindo o zagueiro em definitivo, devolvendo o meia. E Marinho nunca mais vestiu a camisa da Briosa.


Depois do Bugre, onde ficou até 1999, Marinho foi para o Grêmio. Ainda defendeu o Besiktas, da Turquia, Ponte Preta, Atlético Paranaense, Corinthians e Grêmio Barueri, onde pendurou as chuteiras pela primeira vez em 2011. No ano passado, ensaiou uma volta no Atlético Roraima, fez alguns jogos e aposentou-se de vez na pandemia de coronavírus.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações