Dedê: um brasileiro ídolo no Borussia Dortmund

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Dedê fez história no Borussia Dortmund

Leonardo de Deus Santos, popularmente conhecido como Dedê, completa 42 anos de idade este domingo, dia 18 de abril. O ex-lateral-esquerdo brasileiro atuou por 13 anos no Borussia Dortmund e se tornou um dos maiores ídolos na história do clube.

Após uma passagem de dois anos defendendo as cores do Atlético Mineiro, Dedê chegou ao clube alemão no ano de 1998. O atleta tinha apenas 20 anos de idade e foi recebido de braços abertos na região da Renânia do Norte-Vestfália pela torcida auri-negra. O atleta havia sido campeão da Copa Conmebol e da Copa Centenário de 1997 com o Atlético Mineiro um ano antes de ir a Dortmund.

Apesar de todo o acolhimento, seu início foi muito difícil na Alemanha. Teve sérios problemas de comunicação e muitas dificuldades de se adaptar ao idioma nativo. Mas com o passar do tempo, o lateral esquerda brasileiro foi se identificando cada vez mais com o Borussia e com o país, até a Alemanha se tornar o seu segundo lar.

No ano de 2002, Dedê conseguiu tirar a sua cidadania alemã, e foi eleito o melhor jogador do time em suas duas primeiras temporadas pelo time. Dois anos mais tarde, por conta de uma coleção de excelentes atuações no futebol do velho continente, seria convocado para defender a Seleção Brasileira no ano de 2004.

No geral, sua passagem pelo clube auri-negro foi muito boa. Em todos os 13 anos que passou jogando pelo Borussia Dortmund, conquistou quatro títulos. Foram eles: a Bundesliga na temporada 2001-2002 e 2010-2011, uma Supercopa da Alemanha em 2008-2009 derrotando o Bayern de Munique e uma DFB Pokal, como é conhecida a copa nacional, também em 2010-2011.

Após o final da temporada em que venceu 2 títulos juntos com a equipe de Dortmund, o atleta já tinha completado 32 anos de idade e se tornaria reserva na equipe, já que Schmelzer estava começando a aparecer no futebol alemão e tinha apenas 23 anos de idade. Não querendo ficar como segundo plano, anunciou sua saída do clube alemão após 13 anos de serviços prestados. Antes de se aposentar, teria uma passagem de 3 anos pelo Eskişehirspor, jogando de 2011 a 2014 no futebol da Turquia.

No dia em que completou 33 anos de vida, no dia 18 de abril de 2011, a torcida do Borussia Dortmund fez uma homenagem muito especial ao jogador. Mais de 1500 auri-negros se juntaram no centro da cidade de Dortmund para celebrar o aniversário de Dedê.


Em 2015, o Borussia Dortmund promoveu um jogo de despedida para o ídolo brasileiro da lateral esquerda. A partida juntou nada mais mais de 81.359 torcedores no estádio Signal Iduna Park para prestigiar um dos maiores jogadores da história do clube. E, quatro anos mais tarde, Dedê voltaria a jogar futebol com a camisa amarela junto com outras lendas do time da Renânia do Norte na Legends Cup, realizada no estádio do Morumbi, no ano de 2019. Além do Borussia Dortmund, a competição contava com times como São Paulo, Barcelona e Bayern de Munique, que também juntaram seus maiores ídolos para jogar.

O atleta brasileiro é o segundo jogador que mais atuou com a camisa do Borussia Dortmund na história do clube. Ao todo, Dedê atuou em 322 jogos com a camisa amarela e preta, só ficando atrás de Michael Zorc, maior ídolo do time alemão, que jogou 463 partidas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações