A história de Bobby Moore com o West Ham

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Bobby Moore passou quase 20 anos no West Ham

Apesar de inventores do futebol, os ingleses não são famosos ao longo da história por um futebol muito técnico. Ainda assim, a Terra da Rainha trouxe vários bons nomes para o esporte bretão ao longo da história, ainda que em quantidade menor que Brasil, Argentina, Alemanha e Itália por exemplo. Um dos grandes nomes do futebol inglês, que completaria 80 anos neste dia 12, foi o zagueirão Bobby Moore, temido até pelo Rei Pelé, um dos grandes capitães da história do futebol britânico.

Moore nasceu em Barking, na região de Essex e já na escola começou a praticar o futebol junto aos estudos. Aos 14 anos, entrou nas categorias de base do West Ham e em 1958, com apenas 17, estreou pelo clube, em uma partida diante do Manchester United. Substituiu Malcom Allison, mentor de seu jogo que estava fora devido à uma tuberculose. Ao mesmo tempo, jogava também críquete pelo Essex Club.

Rapidamente, ascendeu a titularidade e virou uma estrela dos Hammers. Apesar de não ser um craque com a bola nos pés, tinha uma ótima capacidade de leitura de jogo que o permitia antecipar os movimentos de adversários e com isso era uma marcador implacável, porém leal, raramente apelando para carrinhos ou lances ríspidos. Em 1960, já era convocado pela Seleção Inglesa e em 1962 disputou a Copa do Mundo por seu país, eliminado nas quartas pelo Brasil, que seria campeão.

Em 1963, com apenas 22 anos, se tornou capitão do English Team. No final daquele biênio, ajudou o West Ham a conquistar o título da FA Cup da temporada 1963/1964. Seguia como titular e capitão dos Three Lions e mais uma vez foi um dos destaques dos Hammers num dos maiores, se não o maior, títulos da história do clube, quando ganharam a Recopa Europeia na temporada 1964/1965. No ano de 1966, quase ficou fora da Copa do Mundo, já que teve problemas para acertar um novo contrato com o West Ham, mas uma intervenção de diretores resolveu a situação e o resto foi história, já que Moore foi o capitão do único título mundial da Inglaterra.

Seguiu sendo capitão e pilar do West Ham nos anos seguintes, além dos Three Lions. Jogou a Copa do Mundo de 1970, quando a Inglaterra caiu diante do Brasil e também a Eucopa de 1968, que os ingleses terminaram no terceiro lugar. Seguiu como titular e ídolo da torcida dos Hammers durante toda a década de 1960, mesmo com os títulos não chegando para o time londrino.


Permaneceu no clube até o ano de 1974. Seu último jogo pelo time foi em janeiro daquele ano, num duelo da FA Cup. Lesionou-se nesta partida e acertou sua saída ainda em março. Encerrou sua trajetória no Upton Park com 647 partidas, se tornando o jogador com mais jogos com a camisa dos Hammers e 27 gols, seu recorde depois seria batido por Billy Bonds e Frank Lampard Sr. Pai do craque inglês que se tornou ídolo do Chelsea na década de 2000 e 27 gols marcados ao longo dos 16 anos em que permaneceu no time profissional.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações