A estreia de Roberto Carlos na Seleção Brasileira

Foto: Juha Tamminen

Com 18 anos e ainda jogador do União São João, Roberto Carlos fazia sua estreia na Seleção

Em 26 de fevereiro de 1992, em uma vitória por 3 a 0 sobre os Estados Unidos, em Fortaleza, estreava na Seleção Brasileira um então jovem de 18 anos, na época atleta do União São João, de Araras, que faria história com a camisa 6 canarinho. O lateral-esquerdo Roberto Carlos, que neste 10 de abril de 2021 completa 48 anos, fazia o seu primeiro jogo pelo time principal do Brasil.

Aquela não era a primeira experiência de Roberto Carlos com a Seleção Brasileira. Mesmo atuando em um time pequeno, ele fez parte da equipe Sub-20 vice-campeã do mundo no ano anterior, em Portugal, perdendo para o time da casa e também somava jogos pelo time pré-olímpico, que acabou perdendo a vaga para os jogos em Barcelona, 1992.

Mesmo com o fracasso pré-olímpico, Carlos Alberto Parreira, treinador da Seleção Principal, já estava de olho no jogador do União São João e o convocou para o amistoso contra os Estados Unidos. Àquela altura, Roberto Carlos era um dos jogadores do interior de São Paulo mais cobiçados pelas grandes equipes.

Para a surpresa de muitos, o garoto de 18 anos de um time pequeno foi anunciado como titular naquela partida no Castelão. Roberto Carlos não decepcionou e foi bem na partida, acabando sendo um dos destaques na vitória por 3 a 0 sobre os Estados Unidos, com gols de Antônio Carlos e dois de Raí. A partir daquele momento, ele passou a brigar pela posição com nomes como o de Branco, Leonardo, Lira, entre outros.

Ainda em 1992, Roberto Carlos continuaria sendo convocado por Parreira e o União São João, vendo uma fonte de renda, o emprestou para o Atlético Mineiro, que faria uma excursão para a Europa. O Galo o devolveu em seguida, quase foi vendido para o Paris Saint Germain, foi um dos destaques do time de Araras no acesso para a Série A do Brasileirão e no fim daquela temporada a Parmalat o comprou, levando-o para o Palmeiras. Daí para frente é história conhecida: Internazionale, Real Madrid, Fenerbahce, Corinthians e Anzhi.


Mesmo tendo ido à Copa América de 1993, no Equador, Roberto Carlos acabou preterido, para muitos injustamente, por Branco e Leonardo na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Porém a partir de 1995, assumiu de vez a titularidade da camisa 6 da Seleção, jogou mais três Copas Américas, sendo campeão em duas, e três Copas do Mundo, conquistando o título em 2002.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações