Morumbi - O principal palco das finais de Paulistão

Por Lucas Paes
Foto: Rubens Chiri/SPFC



Morumbi recebeu mais de 20 finais do Paulistão

Em meio a paralisação do futebol devido a pandemia de coronavírus no estado de São Paulo, a Federação Paulista de Futebol, a FPF, tem feito postagens constantes nas mídias sociais com algumas curiosidades históricas sobre o Paulistão. Uma delas não surpreende muito: o Morumbi, estádio do São Paulo, é o local que mais recebeu o jogo decisivo de finais do torneio na história, no total de 28 vezes.

Um contexto muito simples faz com que o Cícero Pompeu de Toledo seja o líder nesta estatística. O colosso tricolor era uma espécie de Maracanã paulista até meados dos anos 2000, sendo praticamente a seleção principal para qualquer jogo decisivo entre dois grandes do estado, ou mesmo grandes jogos envolvendo algum dos quatro por competições continentais (Santos e Palmeiras enfrentando o Boca em finais, por exemplo). Por várias décadas, ele foi palco de clássicos com divisões de torcidas por "cordinhas", mesmo quando estes envolviam o São Paulo, que já foi diversas vezes minoria para corintianos, santistas e palmeirenses, como é claro, também já foi maioria.

Esse fator não se refletia somente em decisões, mas em jogos de semifinais, clássicos de meio de campeonato, inclusive jogos de torneios nacionais e continentais e ocorreu basicamente até 2008, quando uma briga de bastidores entre Juvenal Juvêncio e Andrés Sanchez, presidentes de São Paulo e Corinthians respectivamente, em 2008, culminou na implosão desta cultura. A partir disso, a maioria das vezes em que o colosso são-paulino foi usado por algum grande envolveu o Santos, quando este jogava decisões na capital. Apesar de em menor proporção, até hoje o prejuízo dessa situação é sentido pelo Tricolor Paulista, que perdeu um dinheiro razoável em aluguel de sua casa.

Depois do Morumbi, aparece outro palco pouco surpreendente: o Pacaembu. O próprio da municipalidade paulistana recebeu jogos envolvendo os quatro grandes, Lusa e até uma decisão "interiorana" entre São Caetano e Paulista, em 2004. O "meu, seu, nosso Pacaembu" já foi casa de 20 finais estaduais, a última ocorrendo em 2014, quando o Ituano surpreendeu o país inteiro e venceu o Santos nos pênaltis. 


Na terceira colocação aparece a tradicional Vila Belmiro, estádio do Santos FC, terceiro maior campeão do Paulistão. A Vila mais famosa do mundo foi palco de 17 decisões estaduais, todas obviamente envolvendo o Santos FC. O que a publicação não deixou claro é se nessa conta está o jogo entre Santos e Lusa, que decidiu o Paulistão de 2006, mas não foi uma final, assim como o duelo entre Santos e Taubaté em 1955. A última vez que o Alçapão recebeu uma decisão foi no último titulo do Alvinegro Praiano, em 2016, na vitória diante do Audax.

Depois da Vila Belmiro temos o Velódromo, primeiro "grande" estádio do futebol paulista, da era inicial dos jogos no estado e, na verdade, no país como um todo. A antiga casa do Paulistano recebeu 13 vezes as finais de Campeonato Paulista. A última delas ocorreu há mais de 100 anos, já que a cancha foi demolida em 1916, virando apenas parte da história do futebol no Brasil. 

A partir do Velódromo, surgem diversos outras canchas. Com cinco finais surgem o Parque São Jorge, a Chácara da Floresta e o Jardim América. Todos eram importantes na época mais amadora do futebol, o primeiro sendo o campo do Corinthians, o segundo ainda existindo, ainda que bem diferente, dentro do Clube de Regatas Tietê e o terceiro sendo hoje a sede do Clube Atlético Paulistano e não mais um estádio. Todos estes não recebem decisões e sequer jogos profissionais à muitas décadas, mas o Parque ainda é palco de jogos do escrete feminino do Timão, incluindo as várias finais que disputam.

Na sequência da lista, com quatro finais surge o Estádio da Ponte Grande, outra sede antiga do Corinthians que hoje é local das quadras de tênis do já citado CR Tietê. Na sequência, com três decisões ocorridas lá dentro há o Brinco de Ouro, do Guarani e quem finaliza a lista divulgada pela FPF, com duas finais, ambas recentes, em 2017 e 2019 é a Arena Corinthians, ou melhor, Neo Química Arena.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações