Juan Carlos Cárdenas - O mais jovem a marcar na história da Copa Libertadores

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Cárdenas é um dos maiores ídolos do Racing

Recentemente, na vitória apertada do Santos sobre o Deportivo Lara pela fase preliminar da Libertadores, o zagueiro Kaiky se tornou o segundo mais jovem atleta a marcar um gol em toda a história da maior competição de clubes da América do Sul. Se com apenas 17 anos, o santista não foi o primeiro é porque há muitos anos, em 1962, um argentino chamado Oscar Cárdenas conseguiu a marca que é até hoje imbatível como o mais jovem a fazer um gol na "Liberta".

A marca do argentino se deu no dia 27 de fevereiro de 1962, quando o seu clube, o Racing de Avellaneda, enfrentava o Nacional, tradicional clube uruguaio. Naquele dia, Cárdenas marcou um dos gols do Racing no empate de 2 a 2 entre as duas equipes. O futuro campeão de "La Copa" pela própria Acade alguns anos depois tinha apenas 16 anos, 7 meses e 2 dias quando deixou sua histórica marca.

O jogo, disputado na Argentina, valia ainda pela fase de grupos e decidia quem chegaria à fase final da competição, já que só um passava. Em casa, o time de Avellaneda pulou na frente com Marcheta, mas Bergara empatou ainda na primeira etapa. O gol histórico de "Chaco" Cárdenas veio aos 27 minutos da etapa final, mas pouco adiantou, pois os uruguaios voltaram a empatar com Alvarez e ficaram com a vaga.

Aquele garoto que mal saiba, mas deixaria uma marca que mais de 50 anos depois não foi superada se tornaria alguns anos depois um dos grandes ídolos do Racing, sendo crucial na conquista do título da Libertadores de 1967 e também do Mundial Interclubes daquele ano, que a Academia venceria. Em 1962, porém, os racinguistas ficaram na fase de grupos.


Kaiky, do Santos, se tornou agora o segundo mais jovem à marcar na Libertadores, ficando a frente de Rodrygo, também do Santos na época, que é o terceiro colocado. Abaixo deles, temos Caballero, do Libertad (2012), Lincoln, do Grêmio (2016), Ronaldo Fenômeno, pelo Cruzeiro (1994), Marcos Leonardo, mais um santista (2020), Gustavo Neffa, do Olímpia (1989), Paulinho, do Vasco (2018) e Adriano Duarte, do Sportivo Luqueño (2008). Todos eles tinham 17 anos e alguns meses na época de seus feitos, claro, variando de um para o outro.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações